Cometa em rota de colisão com a terra !

Calma gente o título do post foi só para impressionar mesmo :) não temos nenhum cometa em rota de colisão com nosso planeta, mas a notícia é que um cometa verde chamado de Lulin (foto) está se aproximando da Terra.
Calma, ele se aproxima digamos que "um pouco", afinal ele passará a 60 milhões de quilômetros da Terra...
O nome Lulin foi dado em homenagem ao telescópio utilizado em sua descoberta, localizado na China. As fotos foram feitas pelo astrônomo taiwanês Chi Sheng Lin, mas o cometa verde foi identificado pelo estudante chinês Quanzhi Ye, de 19 anos, em Julho de 2007.
Os astrônomos estimam que o cometa verde atingirá um brilho de magnitude entre 4 e 5. Isso significa que ele só poderá ser visto fora das cidades, onde o céu é escuro o suficiente. Mas estas são apenas estimativas, uma vez que esta será a primeira vez que o Lulin passará próximo à Terra e poderá ser observado em detalhes.

Olhe ele ali gente !
Talvez a maior parte dos brasileiro estejam muito ocupados com a noite de carnaval, mas para aqueles que querem ver o cometa, ele estará mais visivel na noite do dia 24 de fevereiro próximo a constelação de Leo, a poucos graus de Saturno (que é bem visivel a olho nu). Clique aqui para ver o mapa do céu para localizá-lo. Se você quiser vê-lo mas não entende nada de céu, constelação e o escambau, baixe o Stellarium e descubra onde ele vai passar.

Atmosfera venenosa !
A cor verde do Lulin vem dos gases que formam sua "atmosfera." Os jatos que emanam do núcleo do cometa contêm cianogênio (gás venenoso, encontrado em muitos cometas) e carbono diatômico (C2). Estas duas substâncias emitem luz verde quando iluminadas pela luz do Sol nas condições de quase-vácuo do espaço.
Apesar de tóxicos, os gases emanados pelo cometa não representam perigo. Primeiro porque ele passará a 60 milhões de quilômetros da Terra. Em segundo lugar, mesmo se o cometa passasse mais próximo, e a Terra cruzasse sua cauda, os gases não seriam capazes de penetrar nossa atmosfera, muito mais densa.
Ainda numa última hipótese, caso esses gases pudessem entrar na atmosfera da Terra, não haveria gases suficientes para representar qualquer perigo. Ou seja, o único efeito sensível desses gases tóxicos é de o tornar o Lulin um belo cometa verde.
No Carnaval, o Lulin deverá ser visto próximo a Saturno, na Constelação de Leão. Localizar Saturno não é difícil, mesmo a olho nu. É provável, mas não certo, que o cometa verde também possa ser visto a olho nu.

Para saber mais:
Site da Nasa;
Site Inovação Tecnológica;
Site Scienceblog;

dado da Imagem: foto do cometa Lulin feita pelo astrônomo amador Jack Newton, usando um telescópio.

0 comentários: