Emails com Vírus

Olá pessoal, semana passada recebi varios e-mails de um dos meus contatos da minha lista de emails, até aí parece normal, mas, não era qualquer email, era um email que dizia apenas "Fotos 29/08" no assunto e no campo da mensagem nada escrito, apenas 3 anexos com os seguintes nomes e tamanhos:
1) DSC_672.jpg (197,3Kb)
2) DSC_683.jpg (216,8Kb)
3) DSC_697.jpg (242,1Kb)
Para exemplificar e ficar de mais fácil compreensão, aí vai uma screem: (clique na imagem para ampliar)

Ou seja, arquivos pequenos e se analisar-mos pela extensão mostrada (.jpg) está claro que é uma imagem, mas não se enganem. Lembram que eu disse no começo da postagem "varios e-mails", pois bem, clicando em qualquer um dos links para as supostas fotos, seu PC vai pegar um lindo virus e toda vez que você logar sua lista de contatos irá receber este email com o link para baixar uma cópia do virus.
Você pode ver pela foto que esta na lixeira do meu email (é obvio que eu ia deletar), e eu nem pensei duas vezes, simplesmente cliquei em "Excluir" e pronto! Mas e as pessoas que ao invéz de clicarem para excluir, clicam para abrir a suposta foto... Infelizmente isso é uma questão de cada um, vai dos seus "principios", muitas pessoas pensam que só porquê receberam um email de alguem que é muito amigo seu já podem sair clicando em qualquer link na mensagem, o fato é que a história não é bem assim.
Eu já perdi as contas de quantas vezes disse para meus contatos que não repassem correntes de emails e não saiam clicando em qualquer link em uma mensagem, mas não adianta, é como diz o ditado: "entra em um ouvido e sai no outro"...
Outro email com arquivos em anexo e que também é virus, é um que diz no campo assunto "Não acreditei quando vi… É você mesmo?" (esse é clássico...), e na mensagem, o seguinte texto:

“Me mandaram essas imagens fiquei bastante impressionado quando vi… é vc mesmo ?

3 anexo(s)

DSC0482..jpg (36kb) DSC0483..jpg (36kb) DSC0484..jpg (36kb)”


Aí você clica em algum dos links e lá vai um monte de porcaria para seu PC principalmente se você usa o IE (Interlixo Internet Explorer), se você usasse um navegador mais "decente" não haveria tanto problema assim, Ai vai uma lista de navegadores: Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera, Safari. As opções estão aí é só você escolher..
Bom pessoal, ai ficam as dicas:
- Nunca clique em qualquer link de email, mesmo que seja de pessoas confiaveis;
- Não repasse correntes de e-mail (isso é um saco..)
- Tenham atenção aos sites onde navegam,
- Tenham um browser/navegador mais seguro e mais rápido, o IE é muito vulneravel. E não venham dizer que digo isso apenas porque defendo o Firefox e odeio o IE, o fato é: cansei de ouvir usuarios dizendo que "a internet tá lenta", "ese navegador não funciona", "esse computador tá uma M*¨%@" e bla bla bla bla....
Um abraço e até a próxima...

0 comentários: