Projeto de Robô seguidor de Luz

E aí pessoal, hoje estreia aqui no blog uma nova categoria, robótica, nesta categoria irão ficar noticias relacionadas ao mundo da robótica e inteligência artificial  bem como alguns projetos de robôs que eu irei encontrando na internet com o passar do tempo. Para começar achei na internet um esquema de como fazer um simples robô seguidor de luz, já montei o meu e não é nenhum pouco dificil, funciona perfeitamente bem. Ai vai uma lista do que precisa:

Materiais:
- 1 circuito integrado LM555;
- 2 Resistores dependentes de luz (LDR);
- 2 pequenos motores elétricos iguais
- Bateria de 9V (aquelas de controle remoto sem fio)

O Robô:
De forma muito simplificada com uma eletrônica muito simples dependendo de apenas alguns componentes, esse robô detecta, assim que ativado, uma fonte de luz e vai na sua direção. Conforme são sensibilizados seus sensores de luz (os LDRs) eles enviam o sinal até o circuito LM555 que aciona os motores.

O circuito:

Vídeo de exemplo de um robô seguidor de luz:

Atenção: não se trata do mesmo robô, mas de um robô com o mesmo princípio de funcionamento !!!

OBS.:
1) onde aparece um + no esquema significa que estes pontos são todos ligados no positivo da bateria, os outros dois pontos com sinal de "aterramento" vão no negativo.
2) terminais 2 e 6 são conectados entre si.
Para aqueles que querem um pouco mais de conhecimento segue para download o datasheet do LM555, para baixar clique no botão abaixo
Observações importantes:
1) O sensor que ativa o motor do lado esquerdo, deve ficar do lado direito do robo e vice-versa. ou seja, os sensores devem ficar em lados opostos aos motores que ativam.
2) Os sensores LDR devem ficar o mais proximo possivel dos motores para ficar mais preciso.
3) Não faça um robô muito rápido, quanto mais lento melhor, assim ele se tornará mais preciso.
4) Não mova a fonte de luz muito rapidamente pois os LDR não são tão rápidos e o robô não conseguirá "processar" os dados e enviar o sinal aos motores rapidamente, se o robô "perder de vista" a fonte luminosa ele começará a girar ao redor de si próprio pois ficará ativo o último motor acionado (pelo menos foi o que aconteceu com o meu nos testes que fiz).

Controle
Para o controle do robô como descrito você deve ter uma fonte luminosa (lanterna) e aponta-la para a frente do robô (cerca de 5cm de distancia dos LDR) assim terá o controle total dele.

Obs referentes a fonte luminosa
Eu testei com várias lanternas, vários focos e diametros diferentes do foco da lanterna, o meu robô mede 5cm de largura e 7 de comprimento, os sensores estão a 4cm de distância entre eles e o foco da lanterna (aquela parte central que brilha mais quando você aponta ela para o chão) tem cerca de 3cm e este foi o diâmetro que fez eu ter um maior controle sobre o robô e ele ficou mais preciso. Uma luz muito forte com diametro maior que a distancia entre os sensores fez com que o robo não funcionasse corretamente a medida que o diâmetro aumentava.
Testei com várias lanternas e fontes luminosas diferentes e montei uma tabela, segue os resultados: (considere a distância entre os sensores de 4cm). Obs, testes realizados em ambiente com pouquíssima luz ambiente.

Fonte luminosa: lanterna de luz amarela (incandescente)
Diâmetro do foco: 3cm
Nível de Controle: total

Fonte luminosa: lanternas de LEDs de alto brilho
Diâmetro do foco: grande, mas com o auxilio de um cone de cartolina reduzi para os 3cm e obtive um resultado tão bom quanto o anterior, sem o cone o não se tem controle sobrê o robô
Nível de Controle: com cone: total | sem cone: nenhum

Fonte luminosa: lanterna de luz amarela (incandescente)
Diâmetro do foco: 8cm
Nível de Controle: muito baixo, quanto maior o diametro do foco em relação a distância entre os sensores é menor o controle.

Fonte luminosa: Laser Pointer (sim eu tinha que testar com lasers...)
Diâmetro do foco: uns 3mm
Nível de Controle: médio, como o ponto luminoso é pequeno demais, é muito fácil do robo "se perder" e não encontrar o ponto novamente, e começar a girar em torno de si. Para adquirir o controle novamente eu precisava da lanterna.


É isso pessoal, caso alguém tenha alguma dúvida na construção do robô pode me perguntar que irei ajudar. Um abraço a todos e até a próxima.

0 comentários: