Arduino - Parte 1

Olá pessoal, esta é a primeira de uma série de postagens sobre Arduino que irei escrevendo conforme vou aprendendo sobre o mesmo, minha placa Arduino deve chegar semana que vem, até lá vou ler muita coisa para já ter uma base. Meus outros dois projetos estão em stand by por enquanto, um por falta de tempo, e o outro por falta de umas peças ainda... pretendo até o fim do mês terminar pelo menos um deles (se eu encontrar as malditas peças). Bom, vamos logo ao assunto:
O que é Arduino?
Arduino é uma plataforma de hardware open source baseado em um microcontrolador com suporte a conexão via serial ou USB com o computador para receber programas, uma placa Arduino é tudo o que você precisa para iniciar no mundo da eletrônica e programação de microcontroladores.     
Antes que você resolva ler o parágrafo anterior novamente, não, você não leu errado, eu realmente escrevi "hardware open source", você deve estar acostumado a ver software open source onde o código fonte está disponivel para quem deseja alterar, neste caso o hardware (a placa Arduino) funciona da mesma forma, você pode encontrar dezenas de esquemas de placas Arduino, escolher a que mais lhe agrada e montá-la peça por peça, ou compre um dos modelos já existentes para começar.
O poder do Arduino:
Por ser um hardware open source, você encontrará inúmeras aplicações com arduino na internet, e a maioria completamente documentada em seus menores detalhes para que você também possa reproduzir o feito em sua casa. Com uma placa Arduino você pode fazer desde o simples "Hello World" que no caso do Arduino é fazer um LED piscar, até controlar aeronaves não tripuladas (sim, já encontrei textos falando sobre isso!).
Como começar com Arduino?
O primeiro passo seria você adquirir uma placa arduino (pelo que já li na internet a mais fácil de utilizar seria a Duemilanove - 2009 em italiano), ler a documentação e os tutoriais e começar pelo básico como fazer um LED piscar. Não adianta de cara você querer criar um robô mais poderoso que a skynet que saia destruindo tudo que você não vai conseguir, ou você acha que na primeira aula de programação ao invés do "Olá mundo!" você já escreve um programa com 5 mil linhas de código?!
Onde Comprar?
Para quem mora no Brasil, existem 2 maneiras de adquirir uma placa Arduino (uma mais cara que a outra como tudo dessa droga de país...), ambas oficiais indicados pela própria página oficial do arduino.
1ª) Unite: http://www.unitecorp.eng.br/faces/ProdArduino.jsp (nunca ouvi falar dessa loja, mas já tenho em mente algumas coisas para comprar nela).
2ª) Multilógica: http://www.multilogica-shop.com/ (já comprei várias coisas dessa loja, leva uns 3 dias mais ou menos para chegar, é super rápido e tranquilo de comprar).
Você também pode comprar de sites extrangeiros mas os problemas começam ai: valor do frete, tempo para chegar as peças, etc, etc...
O problema do preço:
Talvez o único ponto contra ao arduino seria o preço, que no Brasil é um assalto... quer um exemplo? lá fora encontra-se placas Arduino por cerca de $30 a $40 enquanto as mesmas saem por quase R$ 150,00 aqui no país. Assim que tiver a oportunidade (e tempo) vou para o exterior (Uruguai ou Paraguai :p ) para comprar outras placas Arduino e mais algumas coisas que saem 3 vezes mais caras do que o "normal" nos outros países. A maioria dos projetos com Arduino no Brasil, recebem patrocínio de empresas e muitas vezes capital extrangeiro, o pessoal aprende com dinheiro de fora nos cursos que algumas universidades oferecem aqui no país e depois desaparecem...
Exemplos de aplicações com Arduino:
Segue alguns vídeos e links de coisas possiveis de se fazer com o Arduino, tudo encontrado depois de uma breve pesquisa na internet, alguns são vídeo-tutoriais que além de mostrar o "produto" ensina a contruir...
- Controlando um servo de posição com arduino e um potênciometro:


- Controlando a cor de um LED RGB com Ipod Touch


- Música tema do Mário tocada com 3 motores de passo com Arduino:



- Controlando LED RGB com Arduino e Processing;
- Controlando Arduino com PHP via porta serial;

Bom pessoal, este post foi só para ter um "primeiro contato" com o Arduino para quem nunca ouviu falar ou não sabia direito o que era e acho melhor parar por aqui senão o post fica quilométrico dada a quantidade de materiais de arduino que se encontra na internet, então para finalizar, como sempre algumas fontes:
- Arduino - Página oficial;
- Blog do Spock;
- Arduino na wikipédia;
- Freeduino.org o maior acervo de tutoriais com arduino;
- Site do Ricardo Dias (estudante de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro - Portugal);

0 comentários: