As compras na Sparkfun chegaram

Olá pessoal, para meus projetos em eletrônica e robótica estava precisando de algumas coisas que não são tão fáceis de achar.. Primeiro saí atrás de uma ponte H mais potente que eu pudesse utilizar na minha placa Arduino para acinonar 2 motores separadamente, o CI escolhido era o L298, mesma função que o L293 utilizado no meu 2º robô seguidor de luz, a vantagem é que este suporta até 2 Ampéres por canal contra 1 do L293.
O problema é que não se encontra em qualquer esquina esse CI, fui nas eletrônicas da cidade e nada, lá na eletrônica do Miro tinha só o L297, mas esse é para motores de passo (esses motores que tem no HD do computador de vocês) e meus motores são DC com escovas, então fui para a internet.. Encontrei no Mercado Livre (ML) do mesmo vendedor que eu comprei os L293 (que também não tinha nas eletrônicas aqui da cidade) .
Comprei os CIs, mais alguns componentes e... para o meu projeto do ROV movido a vapor comprei na SparkFun 2 Kits Tamiya Tank Treads, que no bom português, são aquelas esteiras de veículos militares (aquilo que os "milicos" chamam de "lagarta"...), mais uma transmissão dupla e mais 2 mini-breadboards de 170 pontos.
As compras do ML chegaram no sábado passado (dia 19/06/2010) já as compras da SparkFun chegaram ontem (dia 25/06/2010), ambas foram feitas no mesmo dia (16/06/2010), as compras da sparkfun chegaram em uma caixa vermelha da loja (como a da foto ao lado) muito bem acondicionadas mas com os lacres originais violados pois quando chega no Brasil a nossa querida Receita Federal abre os pacotes para conferir a mercadoria com a nota-fiscal... enchem de folhas de impostos (como sempre), mais umas folhas da receita federal, lacram novamente e despacham para que o pacote siga seu caminho.. (as compras ficaram uns 3 dias em São Paulo para isso...).
Mas tudo bem, as mercadorias estão ok, cabeça tranquila pois os impostos de importação foram pagos, agora é só botar a mão na massa.
Tank Treads:
Eu tinha 2 esteiras velhas aqui em casa de uma retro-escavadeira com esterias dos tempos de infância (o brinquedo quebrou a muitos anos e sim, eu guardei as esteiras!), o problema é que era ruim de fazer elas funcionarem com os motores sem apresentar problemas, então resolvi comprar as esteiras da Tamiya.
Comprei 2 caixas (cada caixa dá para 1 veículo), assim posso terminar o ROV e o conjunto que me sobra vou utilizar para montar o robô que vai ser controlado com o Arduino (por isso comprei também as ponte-H). Segue foto das esteiras:
1) Caixa por fora:
2) Conteúdo da caixa:
 Lembrando que até o momento as únicas partes compradas desse meu projeto foram o conjunto de motor e transmissão dupla e estas esteiras, o rádio controle eu já tinha, e o resto estou desenvolvendo conforme necessário.
Quando começei este projeto (final de Fevereiro deste ano) eu tinha a intenção de terminá-lo até o começo de Abril mas muitos problemas surgiram no decorrer e o trabalho também toma tempo (robótica e eletrônica para mim é hobby, se eu fizesse por dinheiro seria trabalho!) então agora não vou fazer previsão de término do projeto, mas assim que eu possuir grandes novidades sobre o mesmo eu coloco aqui no blog.
Aproveitando a oportunidade, já aviso que as postagens sobre Arduino deram uma pausa porque estou planejando um "upgrade" na minha área de trabalho com eletrônica a fim de centralizar tudo (hoje PCs ficam em uma parte da casa e materiais de eletrônica em outra), então quando tudo estiver mais arrumado vou ter mais tempo para pesquisas/estudos sobre arduino para postar aqui no bolg.
Mas antes que falem que "larguei de mão" o arduino, não mesmo, é que estou também envolvido no projeto de doutorado de um amigo meu, e estamos projetando um sistema com Arduino, aliás talvez até tenhamos que utilizar um Arduino xBee (um módulo sem fio para o Arduino) então vai depender do CNPq aprovar a proposta de projeto (tomara que aprove!).
Só avisando, pessoal o bolg não está largado às traças é que o tempo  necessário para pruduzir uma postagem séria, decente, com referências de pesquisas e sem "internetês" é grande e o tempo que tenho disponível é pequeno...
Bom pessoal, um abraço e até a próxima.
Fontes: (produtos comprados)

0 comentários: