Sistema de controle de Coolers e LEDs com Arduino


Já fazia mais ou menos uns 5 dias que vinha pensando na cor de LEDs que iria utilizar dentro do meu PC, pois quero fazer um casemod mais "leve". Como estava com muita dúvida quanto a cor pensei na possibilidade de fazer um sistema com microcontrolador onde eu pudesse controlar a cor de LEDs RGB (e assim mudar de cor a qualquer momento) e também controlar coolers extra que iriam auxiliar no arrefecimento da máquina (principalmente nos momentos em que estou jogando). 
Quando tive essa idéia já começei a juntar as coisas aqui em casa para montar, levei um dia na parte do Hardware onde tive que procurar os componentes e começar a montagem nas 2 protoboards (1 é só para os botões), no outro dia (ontem) eu fiz a programação, deu umas 5 horas de programação partindo do zero e sem reutilizar código. 
Depois começaram os "ajustes finos" na programação, como alteração dos valores de delay para que o sistema respondesse rápido, correção de alguns erros de código e remoção das mensagens do serial monitor (estava utilizando ele para saber em qual parte do código o programa estava e assim detectar erros e problemas mais facilmente.
A seguir uma imagem do sistema:
E as fotos dos botões:
É possivel ver os 6 botões da interface, onde temos da esquerda para a direita: 
1) acesso a função de ajuste da cor.
2) acesso a função de ajuste da velocidade do cooler.
3) acesso a função de ajuste da cor vermelha.
4) acesso a função de ajuste da cor verde.
5) acesso a função de ajuste da cor Azul.
6) Cancelar, que na verdade é para sair da função.
Funcionamento:
Ao ligar o computador a fonte vai alimentar o microcontrolador, quando ele iniciar vai carregar da sua memória interna a última configuração efetuada para a cor e para a velocidade dos coolers, toda vez que for modificada a velocidade de rotação dos coolers e o valor de cada cor de um LED RGB (vermelho, verde, azul) os dados são armazenados na memória interna do microcontrolador, que serão lidos na próxima inicialização da máquina.
Para modificar a velocidade dos coolers: 
Pressiona-se o botão cooler (o 2º na primeira imagem de cor azul), neste momento o LED amarelo acende indicando que está dentro de uma função de configuração, nesse momento pode-se girar o potenciômetro a fim de ajustar a velocidade dos coolers. Depois de ajustada a elocidade, pressiona-se o botão cancelar (vou mudar o nome para "sair" quando for a versão definitiva), e então o LED amarelo desliga e a velocidade já foi configurada, velocidade que será a mesma quando a máquina for ligada novamente.
A seguir uma foto do circuito de acionamento dos coolers:
Nessa foto é possivel ver o transistor de potência que aciona os coolers (TIP31C) o LED amarelo que indica dentro de uma função, e os LED que correspondem à configuração da mesma cor.
Para modificar a cor da iluminação:
Pressiona-se o botão dos LED (o 1º na primeira imagem), nesse momento o LED amarelo liga, agora deve-se selecionar a cor que deseja-se configurar pressionando o botão equivalente (1 dos 3 que estão agrupados), nesse instante o led correspondente à cor vai acender, agora é só girar o potênciometro e selecionar o valor. Para sair do ajuste dessa cor pressiona-se o cancelar, vai voltar para o "menu" de seleção de ajuste de cor, se eu quiser mudar alguma outra cor é só pressionar o botão da cor correspondente, caso contrário pressiono o cancelar novamente e o led amarelo se apaga, indicando que sai da seleção de cores.
Sempre que for pressionado o botão cancelar após a seleção de uma cor, o valor dela será guardado na memória interna do microcontrolador, e será lida na próxima vez que o computador for ligado.
Agora um vídeo demonstrando o sistema:

Como coloquei no final do vídeo as próximas etapas são:
- Montar em uma placa de circuito impresso, assim fica muito mais organizado.
- Montar em uma caixa e fixar dentro do computador, tenho uma baia ainda fazia no gabinete e é nela que vou instalar o sistema.
- Criar painel frontal para o controle no computador, é preciso criar um painel que seja simples de operar, fácil de construir e que seja "bonito", pois não quero meu computador parecendo um montro (se bem que seria legal).
Por hoje era isso pessoal, até a próxima.

0 comentários: