Criando um instalador com o NSIS

Hoje venho mostrar como criar um arquivo instalador utilizando o NSIS, você cria um programa, ou uma coleção de arquivos que deseja distribuir, mas não sabe como criar um instalador (um "Setup de Instalação") com o NSIS essa tarefa é fácil de ser feita. 
Primeiramente o que é o NSIS: NSIS é a sigla para Nullsoft Scriptable Install System - em tradução livre é: Sistema Instalador baseado em Script da Nullsoft, ele é um sistema profissional Open Source para criar instaladores para ambiente Windows. 
Adquirindo o NSIS: Primeiro vamos baixar o programa, temos 2 versões: a "normal" para instalar no computador, e a versão "portable".
Para baixar a versão normal acesse o endereço: nsis.sourceforge.net/Download e clique em "Download" como mostrado na imagem a seguir:
Para fazer o download da versão portable para instalar no seu pendrive (e levar a qualquer lugar) acesse o link: portableapps.com/apps/development/nsis_portable e faça o download. A instalação é muito simples e não possui nenhuma configuração, você só escolhe o local da mesma.
A tela do Programa: Talvez esse seja o ponto que assusta o pessoal, pois a tela do programa é muito simples, veja só:
Logo a baixo de "Compiler" você tem as 2 opções de criação, uma baseada em um script e outra baseada em um arquivo compactado, nesse material vou mostrar como criar o instalador com base no arquivo zip.
Preparando o terreno: A primeira coisa que você deve fazer é organizar a estrutura das pastas e arquivos necessários ao funcionamento do aplicativo que você deseja instalar, como exemplo vou criar um instalador de um programa que criei para um salão de beleza. Veja a estrutura da pasta:
 Depois de organizado tudo no lugar, peguei a pasta principal (a pasta que possui os arquivos mostrados logo a cima) e com o Peazip compactei ela no nível máximo de compressão (ultra) reduzindo de 27,3MB para 11,7MB o arquivo final.
Configurando o programa: Antes de iniciar o passo-a-passo devemos mudar duas coisas no programa, a primeira é mudar o idioma do Setup de instalação para Português, como você pode fazer um programa em português e deixar o instalador em inglês, para isso, abra o arquivo "Modern.nsh" que está localizado em NSIS\Contrib\zip2exe e procure pela linha !insertmacro MUI_LANGUAGE "English", abra no notepad++ o arquivo, pois ele suporta a linguagem e vai diferenciar as cores, o arquivo é pequeno, então é fácil localizar essa linha. 
Onde está escrito "English" apenas troque para "Portuguese", seu arquivo vai ficar como mostrado a seguir:
 Salve o arquivo e feche-o.
Agora vamos mudar o ícone do instalador (não é obrigatório, mas deixa "mais profissional"), para isso navegue até a pasta Contrib\Graphics\Icons e cole seu arquivo de ícone (.ico).
Depois abra com o notepad++ o arquivo "system.nsh" que está localizado na pasta: NSIS\Contrib\Modern UI, e procure pela linha: !insertmacro MUI_DEFAULT MUI_ICON "${NSISDIR}\Contrib\Graphics\Icons\modern-install.ico" e mude a última parte da frase para o nome do seu icone (aquele que você colou na pasta "icons" anteriormente). 
Criando o instalador: Com tudo configurado e preparado é hora de colocar em prática a criação do instalador propriamente dito. Para isso no programa clique na segunda opção "Installer based on ZIP file". A seguinte tela vai abrir:

Na opção "Open..." localize o arquivo zip, quando terminar a leitura do arquivo compactado os dados serão preenchidos na tela, basta você selecionar o local onde será instalado o programa, para isso selecione na opção "Default Folder", veja as opções disponíveis:
 Como preciso que este programa seja instalado na unidade C: então basta digitar "C:\" e clicar em "Generate" e aguardar. No meu caso o instalador criado tem apenas 5,09MB que, quando descompactado, irá dar origem a pasta com 27,3MB.
Pronto!
Por hoje é isso, um abraço e até a próxima.
Fonte:
- NSIS Wiki;

0 comentários: