Mars Science Laboratory - Parte 1 - O foguete

Inicio hoje uma série de posts sobre a Mars Science Laboratory, o envio do maior robô de exploração espacial já desenvolvido pela NASA, mas qual a finalidade dos posts? Bom, a maior parte das informações sobre o robô e sobre a missão estão em inglês, então irei reunir algumas fontes e informações e postar aqui os resumos em português para os leitores. Na postagem de hoje, um pouco sobre "o foguete".
 
A missão tem como objetivo investigar o solo de Marte a fim de descobrir de já ouve vida no planeta ou se a vida nele seria possível. O robô (falarei com mais detalhes dele em outro post) está a bordo do foguete Atlas V 541, este foguete é um veículo de lançamento de dois estágios e foi lançado do Complexo 41 da estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida nessa Sexta-feira (26 de novembro de 2011) às 10:02 a.m. EST (Eastern Standard Time = UTC-5 horas).
Os principais elementos do foguete Atlas V-541 que serão utilizados na missão MSL são:
Estágio 1: Foguete Atlas V: Tanques de combustivel (querosene) e oxigênio líquido que alimentam um motor RD-180, fabricado pela Pratt & Whitney, para a subida, com potência suficiente para colocar a espaçonave na órbita da Terra:
 
Motor de Foguete de Estado Sólido: Utilizados para aumentar o impulso; 4 no total.
 
Estágio 2: Centauro: Possui o motor RL10A-4-2 fabricado pela Pratt & Whitney que queima Hidrogênio e Oxigênio líquido (combustivel e oxidante), e o "cérebro" do veículo; Dispara duas vezes, uma para inserir a espaçonave e o veículo na órbita baixa da Terra e então novamente para acelerar a espaçonave para fora da órbita da Terra colocando em direção a Marte.
Carenagem de Carga: Compostos finos ou cone de nariz para proteger a espaçonave durante a subida pela atmosfera terrestre.
Por enquanto é isso, aguarde os próximos "reports" da missão... Um abraço e até mais.
Fontes:
- MSL;
- Motor RD-180;
- Motor RL10;

0 comentários: