Versão final do Software de controle do robô

Primeira postagem de 2012... vamos começar bem o ano, depois de muitas compilações e mudanças hoje terminei o software de controle do robô que montei, você deve estar se perguntando, "qual robô?" Pois eu tinha dois projetos em andamento o robô explorador com arma e um robô de demonstração, lembra?
A questão é que tive a idéia de montar um veiculo diferente construindo um chassi todo de palito de picolé! muito mais leve dando maior agilidade no veículo, mas precisava de peças, então, como os dois robôs não estavam prontos, desmontei eles e retirei as peças para montar esse novo, que na verdade parece um "carro de controle remoto" mas operado pelo computador.
No próximo post falarei do veículo, de momento vamos ao software, esta é a tela final dele:
Praticamente a mesma tela que tinha mostrado em um post anterior, a tela mudou pouco, mas o software em si melhorou, está mais rápido, mais leve e com menos linhas de código.
Além do controle de movimentos do veículo (frente, ré, esquerda e direita) o software me permite controlar o sistema de iluminação onde posso ligar e desligar os LEDs e também o controlar o cooler da Ponte H dos motores.
O veículo/robô pode ser controlado pela interface utilizando o mouse e pelo teclado (a melhor forma), onde:
Letra "W" -> move o robô para frente;
Letra "S" -> move o robô para trás;
Letra "D" -> gira o eixo da frente para a direita;
Letra "A" -> gia o eixo da frente para a esquerda;
Tecla ";" -> centraliza o eixo da frente;
Teclas "1" e "2" -> Ligam e desligam respectivamente o cooler da Ponte H;
Teclas "3" e "4" -> Ligam e desligam respectivamente os LEDs de iluminação.
Aqui uma tela da barra de status quando conectado:
Na forma como está o software de controle interno do robo (o software que faz ele funcionar - não o de controle do pc) eu não consegui fazer com que as rodas dianteiras voltassem para o centro sem que interferisse no movimento do robô, para que elas voltassem apenas quando eu quisesse, coloquei um botão "escondido" na interface do programa que é acessado apenas pela sua tecla de atalho ";" desta forma o controle é muito melhor e posso movimentar a qualquer momento as rodas do robô. 
Para fazer a transmissão dos dados do computador/Notebook/Netbook para o robô estou utilizando o módulo wireless que montei, você pode ler sobre ele nesse post.
Bom, por hoje é isso pessoal. Um abraço e até a próxima.

0 comentários: