Customizando a IDE do seu Arduino

Cansado das mesmas cores da interface de desenvolvimento (IDE) do Arduino? Pois, a postagem de hoje é para ajudar você a deixar a IDE de desenvolvimento do Arduino do seu jeito. Primeiro uma imagem "original" da IDE:
E agora uma imagem de como vamos deixar com estas simples alterações:
Para deixar assim precisamos alterar apenas 3 parâmetros no arquivo de configuração da interface, ele está localizado na pasta: C:\arduino-1.0\lib\theme o arquivo que precisamos alterar é o "theme.txt", abra esse arquivo no Notepad++ para ficar mais fácil a edição, um lembrete: todos os valores estão em hexadecimal.
Primeiro procure pela linha "editor.fgcolor" essa linha passa o parâmetro de cor de "foreground" (primeiro plano), ou seja, os parenteses das funções, e os valores dentro deles (como no delay), o ponto-e-virgula, etc, por padrão o valor é "#000000" (preto) no meu caso alterei para branco (#FFFFFF).
Na linha a baixo temos "editor.bgcolor" que passa o parâmetro de cor de "background" (cor de fundo), o padrão é "#FFFFFF" (branco) e eu alterei para preto (#000000) - sim, só inverti os parâmetros!
Depois a terceira mudança é a cor do cursor, para isso procure pela linha "editor.caret.color" nesse caso o valor padrão é "#333300" e eu alterei para vermelho (#FF0000). 
Se você não souber as cores em Hexadecimal pode olhar nessa página, escolha a cor desejada e coloque o código correto no arquivo TXT do Arduino. Para que você veja as alterações terem efeito você deve fechar o ambiente de desenvolvimento e abrir novamente, ou apenas abrir caso ele esteja fechado.
Nesse arquivo há todas as configurações de cores da interface, tudo em inglês, mas muito simples de entender, se não estiver seguro, faça uma cópia do arquivo, o máximo de problemas que pode ocorrer é a interface abrir como se fosse uma maldita foto do "Restart" -totalmente colorida-.
Antes de terminar, uma imagem de como é a minha interface:
Legal né?? Um tema bem "dark" :)
Bom, por hoje é isso pessoal, modifiquem as cores e testem novas combinações, vale a pena dar uma alterada na aparência do programa, assim você não cansa da mesma cor sempre.
Abraço, e até a próxima.

0 comentários: