Arduino gerando sinal de vídeo (parte 1)

Olá pessoal, nessa postagem, e na próxima, vamos ver como gerar um sinal de vídeo com o Arduino, para isso utilizaremos alguns componentes eletrônicos e uma biblioteca extra.  Na primeira parte vamos nos deter ao hardware que será responsável pela exibição da imagem.
Primeiramente vamos à lista de materiais:
- 1 potenciômetro Linear de 10K;
- 1 resistor de 1K e 1/4W;
- 1 resistor de 470Ω e 1/4W; 
- 3 diodos 1N4148.
 Opcional:
- 1 conector RCA fêmea. 
Como fazer a montagem:
Primeiramente você deve conectar um diodo 1N4148 na saída dos pinos D8 e D9 do seu Arduino, na saída do diodo do pino D8 conecte o resistor de 1K, e na saída do diodo do pino D9 conecte o resistor de 470Ω. 
Agora conecte os dois resistores aos 2 terminais externos do potenciômetro e o terminal central do potenciômetro vai conectado no terminal do meio do conector RCA fêmea, a parte externa do conector RCA vai conectado ao GND através do outro diodo. 
O esquema da montagem seria esse:
Por meio do potenciômetro você poderá ajustar o brilho da imagem gerada pelo arduino, aqui uma imagem sem o conector RCA, ainda na protoboard:
Este cabo RCA leva o sinal até uma pequena TV LCD de 7 polegadas que tenho apenas para essa finalidade (projetos de robótica e eletrônica).
Segue agora uma imagem depois da montagem de um pequeno shield para o arduino:
Muito mais organizado, agora uma foto do texto sendo exibido na TV:
Pronto! Para a continuação deste post leia a 2ª parte onde a gente vai ver a parte do software responsável por emitir a imagem. 
Não perca, abraços e até a próxima pessoal.

0 comentários: