Módulo Datalogger - 1ª versão (em testes)

Olá pessoal, resolvi projetar um módulo datalogger que seja simples e barato para ser desenvolvido então comecei a estudar sobre isso já há umas 3 semanas e esse fim de semana terminei o "brinquedo", consegui desenvolver um datalogger como eu queria com gravador de MicroSD e RTC, mas ainda falta melhorar um pouco o projeto (tamanho e disposição dos componentes principalmente), veja a foto da primeira versão:
Ainda é sua primeira versão, quero adaptar ele para ser compativel diretamente com cartão SD ou MicroSD, pois no momento é com MicroSD mas utilizando um adaptador.
O capacitor eletrolítico pertence ao RTC e permite que seja efetuada a troca da pilha sem que o RTC seja resetado, (em testes o capacitor foi capaz de manter o RTC rodando por 1 hora sem alimentação alguma no sistema, mas preciso efetuar mais testes ainda) a pilha é uma simples CR2032 utilizada em placa-mãe de computadores (pois é o que eu tinha disponivel aqui nas minhas sucatas hehehe).
Caso exista a necessidade de efetuar o reset do RTC basta desconectar o sistema da fonte de alimentação e mudar a posição do jumper existente próximo ao cristal (sim, igual em uma placa-mãe de computador, como eu disse, a "sucata" que eu tinha por aqui :p).
Aqui uma foto do sistema funcionando:
Nessa foto é possivel ver o LED verde em uso, a função dos LEDs é para mostrar de forma visual o resultado da conexão com o cartão de memória, em caso de sucesso, o LED verde pisca, em caso de erro, o LED vermelho pisca, isso tudo programado via software. 
Pin Mapping:
Segue uma imagem dos pinos de comunicação utilizados pelo módulo:
Os pinos A4 e A5 são utilizados pelo RTC que no momento do upload do primeiro código ele é configurado com a hora do computador (que no meu caso é sincronizada com o Observatório Nacional).
Os pinos digitais são utilizados pelo módulo de leitura e gravação no cartão MicroSD, onde as portas D8 e D9 são utilizadas para ligar os LEDs de status da conexão com o cartão como mostrado no esquema (via programação), os outros pinos digitais e analógicos que não são utilizados, são populados para a parte de cima da placa, bem como os pinos de alimentação e reset, aliás, existe um botão para efetuar o reset do sistema também, já que o da placa arduino não fica acessivel com o uso do módulo.
Pino SQW/OUT:
O DS1307 possui um pino chamado SQW/OUT onde o RTC é capaz de enviar um sinal (onda quadrada) com as frequências 1Hz, 4096Hz, 8192Hz e 32768Hz (essa última é a mesma frequência do cristal oscilador), para isso deve-se adicionar um resistor pull up de 4k7 e reprogramar o controle de registrador, mas na maioria das aplicações ele não é utilizado.
Caso seja necessário fazer o uso desse pino, já existe um orificio na placa (a baixo da pilha, entre os pinos analógicos e os resistores de 10K), basta então soldar um fio e levar ele até o circuito que vai fazer o uso desse pino!
Bom pessoal, essa é a primeira versão, quero fazer modificações para melhorar o projeto, mas continuando com essas inovações que implementei como o RTC com o capacitor para efetuar a troca da pilha sem necessidade de manter o sistema sendo alimentado, a saída SQW, o jumper de reset do RTC, e trazer novas possibilidades ao módulo, mas isso com o tempo elas vem. Certamente esse projeto estará disponivel na loja aqui do blog quando ela abrir, fiquem de olho, um abraço e até a próxima pessoal.

0 comentários: