Conseguindo componentes sem custos

Bom pessoal, não adianta você ter ferramentas e conhecimento se na hora da montagem de alguma placa ou projeto você não possui os componentes necessários e precisar dar aquela ida em uma eletrônica comprar (ou pior, comprar pela internet e esperar o correio entregar), por isso que tenho em casa um grande estoque de peças e componentes, todos separados, organizados e disponiveis sempre que preciso. 
Então na postagem de hoje vou mostrar a vocês de onde retirar componentes eletronicos sem ter que comprar todos.
Primeiramente, a foto da ultima coleta que fiz (falta só guardar cada um no seu devido lugar):
Alguns motores CC Brushed de toca fitas, LEDs, capacitores, interruptores, soquetes para pilhas CR2032, porta fusivel, Display LED de 7 segmentos duplo (um desses no ML está por R$ 21,00) entre outros.
Como você pode ver, dá para economizar bastante, mas, onde encontrar cada componente? Vou fazer o seguinte, vou dizer o objeto e o que dá para retirar em maior quantidade dele.
Motherboards: As placas-mãe de computadores possuem grande quantidade de capacitores eletroliticos, em geral de grande capacitancias (1000uF, 2200uF, 3300uF,...) e tensões baixas (5V, 3.6V, 25V, etc) veja na imagem a seguir:
Você também consegue 1 soquete de pilha CR2032, pinos Macho, jumpers (nas antigas o número é maior), além dos conectores do painel traseiro que pode ser VGA, RCA, DB9, DB25, etc.
Fontes ATX: A função da fonte é converter os 110V/220V da entrada AC nas tensões de 3.3V, 5V e 12V e corrente continua, para isso são empregados diversos componentes que podem ser muito uteis, veja a imagem:
Como você pode ver, aqui há muitos capacitores, resistores, bobinas, fusivel (caso não esteja rompido), cooler 12V e claro, muitos fios que você também pode usar sem problemas.
Caixas de som de PC: normalmente "queima" o transformador que é 110V que transforma em 9V mais ou menos (dependendo do modelo), você tem 2 opções: consertar (adicionando uma fonte externa) ou retirar componentes, incluindo o CI TDA2822 que é o CI amplificador de audio.
Fontes de celulares/notebooks: São fontes que seguido estão dando problemas e as vezes o pessoal descarta mas o problema é só no conector, então, estão bons os componentes, como é uma fonte, capacitores, resistores e bobinas é que mais tem.
Rádios AM/FM: Dependendo do modelo, você pode conseguir coisas bem atuais como alto-falantes de boa qualidade, antena, display LCD ou LED (7 segmentos), além dos componentes mais comuns em todos os aparelhos eletronicos.
Toca fitas, drives de CD/DVD: Diferente dos outros, nesses dispositivos encontramos motores CC com escovas, além de LEDs e botões.
Bom pessoal, isso é só o começo, basta você abrir os equipamentos que você vai encontrar os componentes e na duvida procure pelo datasheet do mesmo e você não terá duvidas em saber para que ele serve, se não sabe onde procurar os datasheets, dê uma lida nesse post aqui do blog.

0 comentários: