Fazendo Verniz para placas de circuito impresso

Olá pessoal, na postagem de hoje vou mostrar como fazer um verniz bem simples, barato e fácil de ser aplicado em placas de circuito impresso. 
Primeiramente, o verniz é um produto que protege a placa da oxidação e evita as trilhas de serem danificadas, há vernizes de vários tipos, cada um com sua vantagem e desvantagem,  esse é simples de ser feito e barato.
Você só vai precisar de álcool isopropílico e Breu, o Breu é um produto extraído da goma resina de Pinus e você encontra mais informações sobre ele nesse link
Pote de Breu, paguei uns R$6,00 por 200g, primeira etapa é retirar o Breu de dentro do pote:
Como você pode ver é um sólido amarelado, mas para fazer o verniz precisamos triturar ele, então mão à obra, triture o breu, para isso você pode por ele em uma lata e socar com um pedaço de madeira. Após triturar as pedras ele ficará assim:
Agora vamos ao que interessa, coloque álcool isopropílico em um frasco e vá adicionando o pó de breu aos poucos e agitando para que o mesmo dissolva completamente (cuidado para não pegar em você, pois é muito "grudento"...). 
Coloque o suficiente para ficar um amarelo mais escuro, dessa forma:
Não é refrigerante, apesar do frasco :)
Você vai ver que um pote desses de Breu dá para fazer mais de 1L de verniz dependendo da concentração, ou seja, rende bastante!
Basta aplicar sobre a placa antes de soldar os componentes assim protegendo-a por completo.
Obs.: DEMORA PARA SECAR COMPLETAMENTE!!
Quanto mais breu você colocar mais forte fica o verniz, protegendo melhor, o problema é que demora para secar e endurecer o verniz (em média uns 30 a 40 minutos).
Veja o resultado em uma placa:

Vejam o brilho que ele dá na placa!
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.

0 comentários: