Projeto de Canister para aquario

Bom pessoal, a postagem de hoje é um pouco diferente do que vocês estão acostumados a ver aqui, mas resolvi postar, pois não deixa de ser uma coisa que vocês podem fazer em casa que é um Canister para aquário.
Tenho um pequeno aquário de 18 litros onde tenho 5 Goldfish (também conhecidos como Kinguios e Dourados), o problema é que eles são muito sujões, mesmo. O aquário veio com um filtro hang-on, como o da foto a seguir:
O problema é a eficácia do filtro que era baixa, o meu era bem pequeno, resolvi comprar um bem maior, bem maior mesmo, tanto que o anterior cabe dentro dele! Muito bom, resolveu bastante, o problema é que a vazão dele é muito alta na entrada e na saída não, dessa forma a maior parte da água não passava pelo sistema de filtragem, passava direto dentro dele (isso mesmo com a vazão no mínimo).
Dessa forma comecei a querer montar um canister caseiro onde a água do aquário vai para dentro dele por gravidade (ele fica abaixo do aquário) e é filtrada e depois devolvida ao aquário. O problema é que eu precisaria de uma bomba de uns 1000l/h de vazão mas meu aquário tem só 18, dessa forma fiz ele na altura do aquário e coloquei uma bomba de vazão menor. Veja o esquema que montei: (clique para ampliar)
Usei um tubo de 100mm de diâmetro (por isso a bomba de no máximo 650l/h) e usei uma Sarlo S300 que funciona muito bem, para aquários de maior porte o ideal é um cano de 150mm e bomba de até 2000l/h.
Coloquei a bomba no fundo do cano jogando a água (que coloquei previamente) do canister para o aquário, assim se forma uma pressão menor no interior do canister que "suga" a água do aquário, força a filtragem dela pelas mídias (mecânica, química e biológica respectivamente) e então ela vai para a bomba que é jogada no aquário.
Em testes ela está bombeando uns 200l/h, ou seja, mais de 10 vezes o volume do aquário, a água tem se mantido cristalina (verdade mesmo) e gastei muito pouco, uns R$ 60,00 em canos, junções, cola e preparador. Mais o valor das mídias de filtragem e da bomba claro, mesmo assim valeu muito a pena e, caso necessite, posso aumentar o tamanho do aquário sem mudar a filtragem. 
Agora algumas fotos:
Brinquedo montado e pronto para ir para o aquário, nos 2 registros borboleta eu consigo ajustar entrada e saída de água, ou até cancelar a circulação (como na hora de alimentar eles). Agora uma foto dele instalado:
Para ter uma ideia de tamanho, o meu aquário tem 30cm de altura! Agora uma foto dele atrás do aquário (como ele é visto):
Algumas bolhas de ar, pois a saída de água está alguns milímetros acima da superfície assim ajuda um pouco também para oxigenar a água, mais alto e muito mais bolhas vão entrar, mas essa função é feita pela bomba de oxigenação, quando coloco remédio na água eu desligo o filtro e mantenho apenas a bomba de oxigenação ligada.
Resultado: eles adoraram pelo jeito, pois estão bem espertos nadando e a água está muito bem limpa.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima!

0 comentários: