Atualização do sistema de controle de coolers e LEDs do PC - parte II

Dando sequência às postagens de atualização do PC, hoje vou mostrar as atualizações na placa que controlará os coolers e a iluminação interna do gabinete. Aqui uma foto do sistema sendo testado na protoboard:
Uma fonte "colmeia" de 12V/5A para os testes na mesa, mas na versão final será a fonte do PC que irá fornecer a energia toda. Nessa imagem está acionando apenas um pedaço da fita RGB (3 LEDs) para testes, a fita completa será colocada na versão final (quase 2 metros). Aqui uma foto do projeto da placa em tamanho real:
Basicamente um Arduino com o sistema todo integrado na placa, com direito a:
- leitura da temperatura;
- 2 sistemas independentes de acionamento de coolers;
- buzzer para avisos sonoros;
- controle individual de cada cor de uma fita LED RGB podendo deixar qualquer cor dentro do gabinete;
- proteção contra oscilação de energia na placa (pode ser causada por ligar em velocidade máxima os coolers simultaneamente);
Além de outras coisas que vou reunir na programação dela (assunto em outro post). Aqui a placa confeccionada:
Com direito a verniz para proteção e tudo. Agora uma foto da placa montada:
No lugar já está o interruptor para ligar/desligar o sistema e o botão de reset que irá no painel frontal. Agora preciso montar o painel frontal e fazer alguns ajustes na programação, quero colocar uma velocidade mínima no sistema para funcionar sem fazer barulho (em baixas rotações o cooler emite um som agudo irritante), qualquer valor de leitura do potenciômetro a baixo de um valor especificado será considerado zero a velocidade.
Além disso o sistema manterá a ultima configuração efetuada na memória, quando o computador for ligado ele restaura para esse estado (coolers e LEDs) assim como na versão anterior.
Como falado no post anterior, o software em uso teve que ser criado a partir do zero, pois não possuía mais o código do sistema que está rodando, a vantagem disso é que pude fazer uma programação mais precisa e melhor.
Por enquanto é isso pessoal, na próxima postagem mostro as modificações no gabinete do computador. 
Abraço e até a próxima.

1 comentários: