Atualizações do robô - desenvolvimento do controle

Alguns dias atrás falei sobre a montagem de um novo robô e a possibilidade de ele ter uma garra, nessa postagem, no período posterior à postagem desenvolvi a placa para controlar ele (não tenho certeza se vai ser a definitiva, pois surgiram ideias novas depois que ela ficou pronta) e comecei a pensar como controlar ele.
A primeira ideia era controlar pelo computador, depois veio a ideia de controlar por um controle remoto, então fui ver os preços de um controle Spektrum Dx18 que lá fora custa $500,00 e para minha tristeza o brinquedo veio para o Brasil por quase R$ 5000,00, tristeza total.
Então comecei a pensar em montar um controle para isso, comecei a ver tudo o que tinha em casa para não comprar nada e se comprar, gastar o menos possível.
Comecei a desenvolver a ideia no computador, ficando com um esquema assim:
O controle vai ficar grande, mas prefiro assim, pois tem bastante espaço entre os controles. Serão 6 botões na parte central, os joysticks para controle (em verde), 4 potenciômetros (em amarelo), 5 chaves liga/desliga para acionamento de funções ou modos de operação, suporte para prender no pescoço (porque vai ficar pesado mesmo hehehe), visor LCD para telemetria do robô e do próprio controle e como transmissor e receptor vou utilizar módulos APC220 que possuem alcance de 1000 metros. 
Na foto a seguir já dá para ver um pouco da fiação:
Nesse momento estou focando mais na alimentação do controle (vai ser a única compra pelo visto), uma bateria lipo 3S de 11.1V (a mesma que vai alimentar o robô), o circuito de regulagem em 5V que suporte 3A (não que vá drenar tudo isso, mas é para ter certeza que o sistema será mais estável e não irá aquecer o controle) já está pronto o esquema, falta apenas confeccionar a placa.
Aqui a visão frontal mais detalhada do controle:
Só está faltando os joysticks estarem na posição, finalizando a parte elétrica do sistema posso começar a programação dele e quando estiver pronta essa etapa posso montar a versão final do controle (ainda não decidi o material) e fazer o acabamento e pintura.
Depois de tudo isso volto a focar no robô, pois estando pronto o controle posso utilizar ele em todos os meus projetos :)
Por hoje é isso pessoal, um abraço e ate mais.

0 comentários: