Controle remoto para projetos/robo - parte 2

Alguns dias atrás mostrei as primeiras imagens do controle remoto que vou usar em projetos e no meu robô, hoje vou mostrar o desenvolvimento como está. Comprei uma bateria compacta para caber dentro do controle e fazer a alimentação de tudo, nessa foto é possível ver a bateria conectada ao controle.
 
Tive que cortar o conector original da bateria para fazer a fixação por meio do borne KRE. Na próxima foto temos ela acomodada provisoriamente dentro do controle:
O desafio vai ser prender ela dentro do controle, mas nisso vou pensar só no futuro hehehe. Terminei a placa de alimentação que manda os 11.1V para o Arduino Mega ao mesmo tempo que regula em 5V para o funcionamento dos outros itens.
Na esquerda tem a entrada de energia (11.1V da bateria), os fios do interruptor e o capacitor para melhor estabilizar a saída que vai para o Arduino, no lado direito tem-se a saída de 5V estabilizada para detecção de botões, potenciômetros e chaves.
E ontem fiz a montagem da placa do RTC com buzzer, que vai servir para mostrar o horário na tela ao mesmo tempo que posso usar para um registro de eventos, enfim, muitas opções podem ser aplicadas e o buzzer para avisos sonoros diversos, quero montar um pequeno monitor de tensão (aliás 2 - 1 para o controle e outro para o robô) que aciona o buzzer caso a tensão caia abaixo de um determinado valor.  
Veja algumas fotos da montagem da placa do RTC:
Aqui logo após a corrosão, limpeza e furação da placa, depois dessa parte, hora de pintar:
Placa pintada e com a etiqueta dos componentes já aplicada, hora de aplicar o verniz e soldar os componentes:
Placa finalizada já com os espaçadores para fixar dentro do controle remoto, e aqui o circuito já no controle:
Faz uns dois dias que comecei a pensar em expandir ao máximo o controle, colocando mais 1 potenciômetro, 2 ou 3 botões e mais uns 2 ou 3 interruptores, a programação não mudaria quase nada já que ele possui essa capacidade de ser expandido, dessa forma vai estar sempre sobrando funções disponíveis, basta mudar a programação do receptor conforme a necessidade, vou estudar essa possibilidade ainda.
Por hoje é isso pessoal, abraço e até a próxima.

0 comentários: