Controle remoto para projetos/robô - parte 3 FINAL

Dando sequência as postagens sobre o controle remoto, o projeto andou bastante e consegui finalizar ele. Comprei um joystick de computador com porta USB apenas para desmontar e usar os controles analógicos.

Retirei os controles analógicos e fiz a soldagem de fios para ligar a parte elétrica do controle (na foto a seguir ainda está sem os fios).

Adicionei também duas chaves alavancas de 3 posições no controle, podendo usar para configurações do mesmo.
Nessa foto anterior é possivel também o conector USB utilizado para programar o controle através da IDE do Arduino, para isso fiz a instalação de um interruptor para selecionar entre modo de operação e modo de carregamento de software.
No modo operação o sinal é enviado ao módulo Tx dele para enviar via sinal ao receptor enquanto que no modo carregamento posso fazer o upload de novos códigos para o controle.
O controle possui uma tela LCD para feedback e informações (depende do que eu colocar na programação) além da possibilidade de ajuste do brilho da tela.
Aqui uma foto completa do controle:

As especificações do controle são:
- Alcance: 1km.
- Frequência de trabalho: 418 MHz até 455 MHz.
- 5 potenciômetros.
- 6 botões.
- 5 interruptores de duas posições.
- 2 interruptores de 3 posições.
- 2 joysticks.
- 1 alavanca.
- alça para pendurar no pescoço.
- porta USB para programação.
- ajuste de brilho da tela.
- 1 buzzer para avisos sonoros.
Agora posso controlar meus robôs e projetos que desejar, e para esse periodo de férias já estou vendo para montar um avião de controle remoto. Coisa simples, desde que saia do solo e possua o controle dele já está valendo. heheheh
Os únicos gastos com o controle foi a bateria dele (uma Lipo compacta 3S 11.1V) e com o joystick para desmontar, todos os outros itens utilizados já possuia em casa.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.

1 comentários: