Série Eletrônica - Parte 4

Até o momento já vimos os componentes, os conceitos básicos de eletricidade e como usar um multímetro para obter diferentes medidas, na postagem de hoje veremos como funcionam os motores de corrente contínua (CC).
Os motores de corrente contínua (CC) ou motores DC (Direct Current), como também são chamados, são dispositivos que operam aproveitando as forças de atração e repulsão geradas por eletroímãs e ímãs permanentes (polos iguais se repelem, polos diferentes se atraem).
 
Na imagem acima, você pode ver dois ímãs no motor: a armadura (ou rotor) é um eletroímã, enquanto o ímã de campo é um ímã permanente (o ímã de campo também pode ser um  eletroímã, mas na maioria dos motores pequenos isso não acontece, para economizar energia). 
Quando o eletroímã do centro é repelido pelo lado norte do ímã de campo e completa meia volta, o sentido da corrente elétrica é invertido e então o lado oposto que estava sendo atraído para o lado norte começa a ser repelido, dessa forma consegue-se o movimento circular continuo dos motores.
A seguir temos dois motores muito comuns no dia a dia de todos:
Nessa foto, o motor da esquerda é criado pela empresa MITSUMI ELECTRIC CO., LTD, um motor pequeno que faz funcionar drives de CD e DVD, a empresa tem vários segmentos de atuação, sendo os pequenos motores um deles.
No lado direito um grande conhecido de todas as crianças e muitos hobbystas, um motor criado pela Mabuchi Motor, os mesmos utilizados pelas transmissões da Tamiya, que já falei aqui e também aqui.
O centro do motor pode ser visto na foto a seguir:
Temos 3 eletroímãs nesse motor e seu comutador (a primeira parte mais grossa da direita pra esquerda) gera muita interferência nos terminais do motor, por isso o motor da foto anterior possui 3 capacitores cerâmicos soldados aos seus terminais. 
Usar um motor desses é muito simples e fácil nos projetos, mas é essencial que coloque-se os 3 capacitores de desacoplamento em seus terminais, dessa forma seu Arduino ou PIC (ou outro microcontrolador) não será afetado por essa interferência causada pelo centelhamento das escovas quando o motor está girando.
Como é possível ver, a base de funcionamento de um motor CC é o efeito magnético causado pela passagem de corrente elétrica, pesquise mais sobre ele e você irá conhecer melhor os motores e também como modificar um motor desses.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.

0 comentários: