Série Eletrônica - Parte 5

Quando você está vendo pela internet algum tutorial para fazer alguma coisa que envolva fios de cobre, quase sempre é dito a bitola em AWG de um fio, por exemplo: fio 24 AWG, fio 22 AWG, etc, mas o que é o AWG e como eu descubro se o fio que tenho é o mesmo indicado ou se procuro um mais grosso ou mais fino? É isso que veremos a partir de agora em mais um post da série eletrônica.
O que é o AWG?
American Wire Gauge (AWG) ou escala americana normalizada é o nome da unidade de medida usada para padronização de fios e cabos elétricos. Nessa escala, quanto maior o AWG de um fio, mais fino ele será. 
Antes de aprender a descobrir qual fio temos em mãos, baixe a tabela AWG do blog (ou clique na imagem a seguir)!
http://blogdonatanael.com/mm/baixar.php?arquivo=arquivos/tabela_awg.pdf
Com essa tabela em mãos (imprima ela e tenha sempre por perto), vamos aprender a ver o AWG de um fio:
Para isso, basta usar um objeto cilíndrico (o tubo de uma caneta BIC também serve), enrole várias voltas nesse objeto ocupando um espaço de 1cm (meça com uma régua), conte o número de voltas nesse 1cm e veja o número mais próximo na tabela AWG que você baixou, olhando a seção "número de espiras por cm".
Vamos começar com um fio bem conhecido, o fio de cobre que tem dentro dos cabos de rede cat 5e, vejamos como fica:
Contando o número de voltas, deu cerca de 18, com isso vejo que 18 voltas em 1cm equivale a um fio 24 AWG, vamos ver mais de perto:
Fazendo uma rápida busca na internet por cabos de rede, todos os resultados falam que sua bitola é 24 AWG, veja de perto a inscrição na sua lateral:
Achou o 24AWG??! Ou seja, funciona! Vamos mais um:
Nessa imagem, o fio deu 13 voltas, o mais próximo disso é 12,8 voltas que corresponde ao fio 21 AWG, ou seja um cabo um pouco mais grosso comparado ao primeiro. Eu utilizo esse cabo para fazer jumpers em placas de circuito impresso que monto, funciona muito bem e não ocorre oxidação.
Mas e se o fio for muito fino e você estiver sem paciência para contar várias voltas? Use o diâmetro em milímetros! Nessa postagem falei de um fio de reparos que comprei na Usina Info, a única informação disponível é que ele possui 0,1mm de diâmetro, indo pela nossa tabela, mas olhando a coluna "diâmetro (mm)" o mais próximo disso é 0,1007mm que vem a ser nosso fio 38 AWG.
Ou seja, sempre que você ver em um vídeo ou em um texto na internet falando sobre um fio X AWG e você não faz ideia de qual fio é esse, pegue algum fio e faça como o explicado olhando na tabela, se o AWG que você encontrou for menor que o citado (no vídeo ou texto) você terá que usar um fio um pouco mais espesso, se o AWG for maior, procure um fio mais fino.
Essa tabela que você baixou possui um belo espaço no lado esquerdo da folha, nesse espaço vazio, utilize para anotar a fonte do fio de cada bitola que você encontrou, assim basta pegar sua folha e ver onde você pode encontrar novamente o fio de mesma bitola da necessária.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.

0 comentários: