Arduino Digispark Attiny85

Olá pessoal, na postagem de hoje vamos conhecer mais uma placa Arduino que adquiri para minha coleção, ou melhor, para meus projetos hehehe.
Trata-se da  Arduino Digispark Attiny85 a menor placa Arduino disponível no mercado atualmente, e conta com o microcontrolador Attiny85:
Apesar do tamanho ela conta com pinos PWM e conexão USB! Mas como na imagem anterior ela vem com os pinos para montar, dessa forma:
 
Então decidi fazer a montagem delas de forma diferente dos pinos que vem junto, os pinos para montar são pinos macho:
Resolvi montar uma com pinos macho e outra com pinos fêmea, e nos 3 pinos de alimentação (5V, GND e Vin) também soldei pinos fêmea:
Dessa forma tenho os pinos disponíveis para prototipagem em protoboard e outras formas que desejar.
Uma coisa que não posso deixar de falar é o trabalho que tive para fazer funcionar no meu notebook, simplesmente não funcionava, nos outros PCs e SOs funcionava sem problemas, mas no meu PC com Windows 7 não dava sinal ou não respondia, depois de 4 dias quebrando a cabeça, descubro que eram os drivers do notebook.
Resultado: tive que instalar os drivers antigos do fabricante (uns 3 anos desatualizados) e após isso instalar os drivers da Arduino Digispark Attiny85.
Para baixar os drivers dela é só clicar aqui, após instalados os drivers siga esses passos para configurar sua interface do Arduino:
1º) Clique no Menu Arquivo -> Preferências
2º) Na tela que se abre onde diz "URLs Adicionais de Gerenciadores de Placas" cole o seguinte endereço:
http://digistump.com/package_digistump_index.json
3º) Depois abra o menu Ferramentas -> Placas -> Gerenciador de Placas, e aguarde atualizar a lista, após no "tipo"clique em "contribuiu"
4º) Selecione o pacote "Digistump AVR Boards" e mande instalar. Pronto!

Para programar essa placa, é diferente do que estamos acostumados, primeiro a configuração do Arduino para fazer o upload:
No menu Ferramentas -> selecionamos a placa "Digispark (Default - 16.5mhz)" e no Programador selecionamos o "Micronucleus".

Com a interface configurada você manda fazer a compilação e upload do seu código (sem estar plugada no computador a placa!), nesse momento preste atenção na tela:
 
Se você entende o mínimo de inglês, já sabe que agora é a hora de conectar a placa no computador, fazendo isso ela já será carregada com o seu sketch.
Já tenho algumas coisas em mente para fazer com elas, mas isso vai demorar um pouco devido aos projetos em andamento.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.

0 comentários: