Caminhão de controle remoto - parte 1

Olá pessoal, na postagem de hoje vou dar inicio a uma série de posts sobre o novo projeto que estou montando, um robô caminhão. Isso mesmo, eu ia montar um robô para ser controlado com esse controle remoto que montei, acontece que após iniciar a montagem do CPU que mostrei aqui (sim, faz tempo) comecei a pensar no fato que robôs já fiz vários e queria algo diferente.
Foi pensando nisso que decidi montar um veículo, não sabia como montar a base, o chassi, então pensei em comprar papel Panamá e com ele será feito a base de todo o caminhão que será mostrada nas próximas postagens.
Na postagem de hoje, vamos começar com os pneus, motores e rodas:
Esse conjunto foi comprado no Aliexpress já faz uns dois anos ou mais, mas estavam parados, resolvi pintar um pouco e unir com parafusos de forma a manter mais firme as transmissões e conseguir montar e ajustar um sistema de amortecimento.
Uma foto com mais detalhes de um dos 4 conjuntos de motor, transmissão e rodas, caso eu fizesse a construção no formato de um robô seria apenas essas 4 rodas, mas como é um caminhão grande, terá mais 4 rodas na frente para a direção do veículo.
Esses motores serão acionados por uma ponte-h com o CI L298N que já mostrei aqui no blog, dependendo da temperatura do CI vou adicionar dissipador maior e cooler, ou dividir o trabalho para 2 circuitos desses, diminuindo o aquecimento de tudo.
Além desse sistema de transmissão e rodas já projetei um sistema de fumaça para sair no escapamento:
Bem simples, pois ainda está sendo testado e otimizado, quero colocar um pequeno reservatório de combustível para carregar o sistema e possuir uma autonomia maior de fumaça, se bem que mesmo sem o reservatório já mantive fumaça saindo por 5 minutos sem interrupção.
Vamos ver mais de perto:
O sistema é bem simples, mas o seu desenvolvimento foi demorado, vários testes após partir da ideia inicial, na parte de baixo é uma bomba que suga o ar pela parte amarela (tem uma abertura, ali é um filtro de ar) e ao lado esquerdo temos o motor (de drive de CD).
Na parte superior temos o reator onde um pequeno fio metálico aquece com a passagem de corrente elétrica com o aquecimento o óleo armazenado no reator se vaporiza e transforma-se em fumaça.
Quero pintar e dar um acabamento melhor nesse sistema, mesmo que ele fique escondido dentro da cabine do caminhão. Foto do sistema funcionando:
Além do acabamento do sistema preciso montar a fonte e o controlador eletrônico programado para fazer o acionamento desse sistema (é, não vou fazer nada simples) depois disso um teste de autonomia e resistência do sistema e claro um sistema de segurança que desativa a fumaça caso a temperatura próximo ao reator seja superior a uma pré-estabelecida.
Aqui um pequeno vídeo testando o sistema:

Além dessas etapas preciso montar o chassi, sistema de iluminação, sistema de direção e ainda não decidi se coloco um buzzer para aviso sonoro quando ele for dar ré e por fim a cabine, com pintura e acabamento.
Ufa quanta coisa, mas resolvi montar o caminhão já que como está muito frio não tem como ir para um campo testar o avião para fazer ajustes, vou deixar para quando esquentar kkkk.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.

0 comentários: