motor de drive de CD como motor brushless

Na postagem de hoje vamos ver como transformar um motor de drive de CD em um motor brushless para usar em aeromodelismo ou outra finalidade, fiz isso na turbina que mostrei nessa postagem.
Um motor brushless é um motor onde não existem escovas para ativar as bobinas do motor, nesse caso um controlador eletrônico conhecido como ESC (Electronic Speed Control - utilizando MOSFETs) aciona as bobinas em sequência e como vantagens temos maior eficiência, menor interferência, vida útil mais longa, etc.
Para ligar esse motor estou utilizando um ESC 30A com BEC interno (Battery Eliminator Circuit):

No meu caso fiz apenas a ligação do motor de drive de CD em um ESC e já foi uma ótima velocidade de rotação, mas se quiser elevar ainda mais a velocidade de rotação, você pode pesquisar na internet, você basicamente terá que rebobinar todo o motor.
O que fiz foi desmontar a parte superior do motor do drive de CD (o que impulsiona o CD) e encontrar os 3 pontos de solda onde estão os fios das bobinas:
Nesses 3 locais que você deve soldar fios para acionar o motor, recomendo utilizar fios de cores diferentes que ajuda na hora da conexão com o ESC, aqui após soldar os fios:
Utilizando fios de cores diferentes, basta conectar no ESC e se for desejado inverter o sentido de rotação do motor, basta trocar de posição os fios das laterais, o fio do meio permanece inalterado, ou seja, na primeira foto basta eu trocar de lugar os fios vermelho e azul, mantendo o amarelo no lugar.
Muito simples de ser feito em alguns minutos e com um resultado muito bom considerando o custo que no meu caso foi zero, pois já tinha uns motores aqui parados.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.

0 comentários: