Sistema de coolers automaticos para aquário - parte 1

Olá pessoal, nessa postagem venho falar rapidamente do projeto que estou trabalhando no momento. Como o calor começou com tudo e parece que está vindo para ficar (já era hora kkkk) estou trabalhando em um sistema automático para acionar coolers e manter os meus aquários refrigerados.
O diferencial desse sistema é possuir um consumo stand-by baixíssimo e não possuir programação, ele trabalha apenas com sinais elétricos.
O circuito consiste basicamente de dois divisores de tensão, um fixo com resistores e um variável com um potenciômetro e um termistor NTC e um amplificador operacional geral, nesse caso estou utilizando o CI LM324N.
Quando a tensão no pino de controle (que vem do divisor de tensão com Potenciômetro + NTC) é maior que aquela setada no pino de configuração (divisor de tensão com resistores), ele habilita a saída equivalente (onde está o cooler).
A seguir o pinout segundo o datasheet do LM324N:
Esse CI possui 4 portas de saída, então eu poderia fazer varias medições e acionar vários coolers, mas acho que vou usar somente 2 portas de saída no máximo, nesse caso é bem provável que use um CI com menos portas, escolhi esse para fazer os testes devido a ser o que mais tenho no momento (retirados de placas de outros equipamentos).
Além dos pinos 4 e 11 para alimentação (12V no momento), estou usando os seguintes pinos:
1 - para acionamento do cooler através de um TIP31C;
2 - para o sinal de configuração (divisor de tensão com resistores)
3 - para o sinal de controle (potenciômetro + NTC)
Aqui uma foto dos testes:
Na foto a leitura é de 26ºC, limiar do acionamento que no momento está configurado para 27ºC. O problema é que essas leituras são do ar, mas as medições serão na água, então preciso isolar bem o sistema e fazer uma ponta de medição para ser submersa no aquário.
Na próxima postagem coloco o esquema do circuito e as atualizações do projeto, por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.
P.S: Feliz aniversário para essa pessoa que vos escreve!! :p
EDIT: confira aqui a parte 2 dessa postagem.

0 comentários: