instalando SSD no notebook com Linux

Olá pessoal, faz dois dias que estou testando e utilizando o meu notebook após as modificações feitas, tenho um notebook com Linux Ubuntu com 8Gb de RAM e core i3 que levava uns 40 segundos para carregar o Ubuntu após a tela do Grub, como queria aumentar o armazenamento e o desempenho dele, comprei um SSD Sandisk (foto a baixo) para colocar no lugar do HD, e o HD foi colocado com um adaptador no lugar do drive de DVD. Aqui a foto do SSD:
 As peças prontas para a troca:
Como falado, antes da mudança o Ubuntu carregava em uns 40 segundos, agora leva menos de 10 segundos. Os programas abrem muito rapidamente e respondem de forma muito melhor.
Após pesquisar na internet e acompanhar um vídeo do Diolinux (aliás recomendo, conteúdo de primeira para os que querem saber mais, ou já gostam de Linux) vi que não é mais necessário habilitar uma função chamada TRIM, hoje ela já vem habilitada tanto em Linux (2012/2013 em diante) quanto em Windows (Windows 7 em diante), ou seja, basta plugar, e usar.
Formatei da seguinte forma meu notebook:
Deixei a partição do sistema e a swap no SSD (não isso não vai ferrar meu SSD e fazer ele parar de funcionar, pesquise antes sobre as tecnologias antes de sair espalhando notícias como essas) e no meu HD (que ficou instalado em um case no drive de DVD) ficou a partição /home onde ficam os arquivos do usuário (vulgo "Eu" kkk).
Mesmo marcando para atualizar enquanto instala, o sistema foi instalado em cerca de 7 minutos, que para mim é um recorde hehehe.
Realmente o SSD é muito bom e faz toda a diferença no computador, e com o avanço da tecnologia não tem mais mistério fazer a instalação dele, basta plugar, formatar e usar, simples assim.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.

0 comentários: