Série Eletrônica - Parte 7

Olá pessoal, após muito tempo depois da última postagem da série de eletrônica, hoje vamos a mais um item que julgo importante estar aqui, trata-se da protoboard, a "placa de ensaio" ou "matriz de contatos" (ou breadboard, sim, tudo a mesma coisa).
A protoboard é um dispositivo que facilita a prototipagem de um circuito que pode ser facilmente testado e modificado. A figura a seguir ilustra o layout tipico de uma protoboard:
As linhas inferiores e superiores são interligadas para fornecer alimentacão ao projeto, os conjuntos superior e inferior são separados a uma distância que CIs podem ser encaixados sem dificuldades.
Variam muito de preço e tamanho, aqui uma foto das minhas (eu cortei uma em 4 pedaços pequenos e transformei em minis protoboards):
A grande vantagem de montar um circuito em um protoboard é a facilidade de modificar o circuito de acordo com a necessidade no momento, também sendo possível fazer medições de tensão e corrente em cada ponto do circuito.
Para ler mais sobre as protoboard e aprender mais sobre os cuidados na montagem de projetos recomendo a leitura do capitulo 2, item 2.10.3 do livro: Alciatore, David G. Introdução à mecatrônica e aos sistemas de medições. 4 ed. Porto Alegre, editora AMGH, 2014, 558p.
Alias, esse livro eu já indiquei aqui na seção "bibliografia sugerida".
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.

0 comentários: