Sistema de coolers automaticos para aquário - parte 2

Ola pessoal, na parte anterior dessa postagem mostrei a ideia do sistema autônomo para fazer o acionamento dos coolers do meu aquário. Após essa postagem, melhorei a ideia até chegar no projeto que lhes apresento hoje.
Continuei usando o mesmo CI LM324 que falei no último post, pois é o CI que mais tenho (e adquiri mais uns 2 nesses últimos dias desmontando uns equipamentos), então montei 2 portas de acionamento e duas de monitoramento, mas estou utilizando somente uma de cada no momento (quem sabe em um futuro venho a controlar dois aquários simultaneamente, nunca se sabe).
O circuito montado no Fritzing é mostrado a baixo:
Substituí o potenciômetro de ajuste por um Trimpot, assim o espaço necessário ficou menor ainda, e acabei mantendo o acionamento em 27ºC, mas lá pelos 26,8ºC ele já aciona o cooler em velocidade baixa e ao chegar nos 27ºC em diante vai para velocidade máxima.
A placa fiz desse formato devido ao fato que tinha uma pequena caixa de plástico do reator de uma lâmpada fluorescente, então encaixou certinho dentro, mas a próxima placa vai ser mais quadrada e então compro uma caixa patola para por a placa dentro.
Para colocar o sistema na água fiz uma adaptação na ponta do cabo onde tem o termistor, coloquei um pedaço de uns 5cm de canudo de refrigerante na ponta do cabo, pegando  termistor, seus terminais e um pedaço do fio e adicionei cola para cano dentro a fim de isolar tudo, após secar durante umas 2 a 3 horas lavei com água corrente e fiz testes em um pequeno aquário de mudas (com massa menor a oscilação de temperatura é mais rápida) e assim ficou por uns 3 dias.
Instalado (reparem a adaptação do termistor no canto direito da imagem):
Testando no aquário de mudas:
Após esses testes coloquei a funcionar no aquário e deixei por umas 3 semanas testando (ainda na protoboard), quando a placa de circuito impresso ficou pronta foi só instalar e aproveitar, chega de ir manualmente ligar/desligar o cooler do aquário para esfriar a água.
Minha única preocupação agora é repor a água evaporada, as vezes todos os dias, as vezes dia sim, dia não, depende da umidade do ar. Uma foto da versão final escondida atrás do aquário:
Aqui uma geral do aquário para matar a curiosidade:
Acho que vou montar outras placas e deixar prontas para qualquer necessidade que venha a ter, são simples, pequenas e baratas de fazer.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.

0 comentários: