Amplificadores Operacionais

Olá pessoal, a postagem de hoje é para conhecermos um pouco um tipo de CI que é a base para a construção de muitos projetos e equipamentos de diferentes áreas, trata-se dos amplificadores operacionais, ou amp op (op amp em inglês), não vamos ir a fundo em todas as características, pois a intenção é conhecer apenas o CI para que vocês possam entender as futuras postagens utilizando eles.
A principal característica de um amp op é possuir duas entradas, uma entrada não inversora e uma entrada inversora (que inverte a fase do sinal), são circuitos integrados simples (pode-se construir um amp op com transistores, resistores e capacitores, mas não vale a pena, pois é mais prático usar um já pronto) mas que são capazes de operar de diferentes formas.   
Temos a seguir o esquema de um Amp Op:
Normalmente os pinos Vs+ e Vs- (alimentação do CI) são omitidos nos esquemas para simplificar a leitura, os demais pinos são:
V+: Entrada não inversora;
V-: Entrada inversora;
Vout: sinal de saída.
Um dos CI amp op mais utilizados é o famoso 741 que é utilizado em muitos projetos pela internet, muitos cursos técnicos utilizam ele em sala de aula para introduzir os alunos no mundo dos op amp, sua pinagem é mostrada a seguir:
Já mostrei anteriormente aqui no blog que utilizei um Amp Op (LM324N) para monitorar a temperatura do meu aquário, nessa postagem inicialmente, e depois aqui a continuação.
Além dos Amplificadores Operacionais temos um outro tipo de CI chamado Comparador de Tensão (voltage comparator), este CI possui o mesmo esquema de um amp op e de modo geral (caso sua aplicação seja simples) pode ser usado da mesma forma, mas se você possuir uma aplicação muito delicada com particularidades no circuito ai nesse caso deve olhar o datasheet de ambos a fim de escolher qual o mais indicado, aqui o datasheet de um comparador de tensão LM393:
Viram a semelhança entre ambos? Por isso disse que se sua aplicação for simples (como comparar 2 sinais analógicos) não existe diferença entre usar um ou outro, no pequeno robô de testes que estou montando fiz um circuito automático para controlar a temperatura da ponte H usando um LM393, este circuito opera de forma semelhante ao circuito com o LM324N para controle da temperatura do aquário, só que consigo colocar em uma área muito menor.
Em um próximo post falo mais sobre o CI comparador de tensão e este projeto em questão, por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.
Fontes:
 - ALEXANDER, Charles K. Matthew N. O. Sadiku. Fundamentos de Circuitos Elétricos. 5ª edição. Porto Alegre: Grupo A, 2013.874p.
- TORRES, Gabriel. Eletrônica para Autodidatas, estudantes e Técnicos. Rio de Janeiro, Editora Novaterra. 2012. 433p.

0 comentários: