como calcular resistor para LED

A postagem de hoje é voltada para os que estão começando na eletrônica ou aqueles que ainda não possuem uma boa base teórica da mesma, hoje vamos aprender a calcular o valor do resistor para um LED.
Primeiramente, você já deve estar familiarizado com os termos utilizados aqui, então recomendo a leitura da parte 1 da śerie de eletrônica, e como complemento, na parte prática, recomendo a leitura da parte 3.
Vamos imaginar o circuito a seguir onde temos que definir o valor do resistor para acender corretamente o LED em uma tensão de 12V.
Supondo que nossa fonte de energia tenha uma tensão de 12V, e o LED as seguintes caracteristicas: 20mA, 2V. Qual o valor em ohms do resistor do LED e quantos watts de dissipação ele precisa ter?
Lá no ensino médio aprendemos as Lei de Kirchhoff, onde a segunda lei diz que a soma algébrica das ddps é nula em uma malha, ou seja, nesse nosso circuito os 12V da fonte devem ser dissipados em outra forma de energia no circuito LED + resistor, como a tensão  utilizada no LED é 2V significa que os outros 10V devem ser dissipados pelo resistor.
Para calcular a resistência usamos a fórmula: R=U/i.
Substituindo os valores na fórmula: R= (12-2)/0,02=500Ω como o valor encontrado não existe comercialmente utilizamos o valor comercial mais próximo arredondando para cima, nesse caso 560Ω.

Para calcular a potência dissipada no resistor utilizamos a fórmula passada na série de eletrônica (parte 1): P = R x I2. Onde temos R encontrado anteriormente (aqui pode-se utilizar tanto o valor da fórmula, como o valor comercial, eu vou usar o valor comercial) e i sendo 20mA.
P(W)= 560x(0,02)2=> P=0,23W.
Mais uma vez precisamos arredondar para o valor comercial mais próximo que no caso é 0,25W também conhecido como 1/4W. 
Viram como é simples, vou deixar agora 3 exercícios para vocês resolverem seguindo o mesmo estilo:
1) Igual ao anterior, apenas a fonte agora é de 5V:
2) 9V com dois LEDs em série:
3) 12V com dois LEDs em paralelo:
Três simples exercícios que após fazer os cálculos vocês podem montar eles em uma protoboard para comprovar o funcionamento correto.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.

0 comentários: