Robô de testes - parte 2

Olá pessoal, na postagem anterior referente ao robô mostrei a estrutura geral dele antes e após a pintura, hoje vou mostrar o conserto do pequeno motor que vai impulsionar tudo.
Aqui a foto do motor desmontado:
Ele estava muito gasto e com um pouco de ferrugem, limpei tudo e apliquei um pouco de graxa:
Agora está bem lubrificado e protegido contra a ferrugem, além disso precisei trocar as escovas que estavam completamente gastas que acabavam por esquentar muito no funcionamento do motor.
Falando em funcionamento, quando o motor gira ele acaba produzindo uma grande quantidade de ruído (interferência) que se propaga para a Ponte-h e pode chegar ao microcontrolador, causando erros no funcionamento ou mesmo danificando o mesmo. 
Para acabar com esse problema de interferência fiz um filtro com capacitores cerâmicos e soldei aos terminais do motor e ao chassi do mesmo, a seguir os capacitores utilizados:
O filtro nada mais é que dois capacitores conectados entre si, onde o terminal restante de cada um vai para um pólo do motor e o "terminal" do meio, formado pela união dos dois capacitores é soldado na carcaça do motor, o terceiro capacitor é soldado diretamente entre os terminais do motor. Como no esquema a seguir:
O resultado foi esse:
O fio roxo liga os terminais dos capacitores à carcaça do motor, junto já soldei os fios de acionamento que saem da ponte H. Com isso pronto é hora de partir para a ponte-H para controlar sua temperatura, mas isso, fica para um próximo post.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.

0 comentários: