Robô de testes - parte 3

Chegamos à quarta postagem sobre o robô de testes e hoje vou mostrar o controle de automático de temperatura da ponte-h, já falei sobre meu sistema de controle de coolers do aquário e sobre os amplificadores operacionais, ambos conteúdos básicos sobre o que será mostrado aqui.
Como queria um circuito compacto e simples para fazer o controle de temperatura da ponte-h utilizei um CI comparador de tensão, o LM393, ele possui "dois canais", mas utilizei apenas um.
O circuito montado segue esse esquema que projetei:
A única diferença é que no circuito final substitui o DB135 por um BC548 que é menor, deixando o circuito mais compacto ainda.
Se você deseja utilizar as outras portas que estão inoperantes, é só repetir o circuito no outro lado nas portas com mesma função.
Aqui uma foto testando a ideia na protoboard:
A placa perfurada que vai conter o circuito completo:
Detalhe, no momento não tinha um soquete de 8 pinos para encaixar o lm393, então peguei um soquete de 16 pinos e serrei um pedaço ehehehehe. Sistema pronto e fixado na caixa para proteger ele:
Essa já é a traseira do veículo mostrando junto o cooler preso no dissipador da ponte-h e as rodas traseiras.
Agora não me preocupo com aquecimento do CI da ponte-h e com o fato de ligar/desligar ele, vamos ver como ele se sai nos testes, em breve, trago novidades.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.

0 comentários: