Como fazer overclock em placa de vídeo offboard (COMPLETO)

No post sobre o GTA V eu falei que ia ensinar a fazer o overclock da placa de vídeo offboard, vou falar com termos técnicos, pois isso é uma tarefa que exige conhecer o computador para saber o que está fazendo, então se você não entender, estude mais antes de ir adiante para evitar danos ao equipamento.
Chega de papo que agora chegou a hora, leia com muita atenção e cuidado ao por em prática!
O que é Overclock?
Esse termo é dado quando desejamos fazer um determinado hardware trabalhar em uma frequência superior a que ele normalmente trabalha, ou seja, estamos aumentando o clock dele, por isso overclock.  
Primeiramente temos que cuidar 2 pontos, Hardware e Software, o software vai nos permitir fazer o overclock no hardware (que é a placa de vídeo) mas como isso afeta diretamente o aquecimento do hardware (nesse caso a GPU), faça uma limpeza completa no PC removendo toda a poeira e deixe tudo "brilhando" antes de começar com os softwares.
Quando faço limpeza no computador sempre troco a pasta térmica do CPU e da GPU, sempre utilize pasta térmica de alto desempenho, eu recomendo o uso da Artic Silver 5 (esqueça a pasta térmica branca, se você está usando ela no momento nem siga adiante, fica o aviso!).
Troque a pasta térmica tanto do CPU quanto a da GPU (sim, tem que desmontar a placa de vídeo, limpar tudo e fazer a troca, pois mesmo a pasta térmica padrão, perde o desempenho com o tempo), assim você garante que a temperatura média desses itens vai ser menor, se puder adicione coolers extras no gabinete, eu tenho 3 coolers a mais, um de 120mm na lateral do PC jogando ar para dentro e outros 2 de 80mm tirando o ar (um em cima e outro atrás).
Etapa do Hardware concluída vamos aos Softwares, primeiro certifique-se que você está com o driver da sua placa de vídeo completamente atualizado, para isso vá ao site do fabricante e faça o download e instalação, após ter certeza disso, vamos aos softwares do processo, para essa etapa vamos utilizar 2 programas, um para monitorar o hardware durante os jogos (RivaTuner) e o outro para o overclock propriamente dito (MSI Afterburner), existe no MSI a opção de baixar o Riva junto, mas não recomendo, vá aos sites dos fabricantes e baixe a última versão de cada um de lá. 
Instale primeiro o MSI Afterburner e depois o RivaTuner, assim o MSI irá identificar automaticamente o outro programa para trabalharem junto. Agora mãos a obra!!
PARTE 1 - Configurando o monitoramento:
Nessa primeira parte vamos configurar o RivaTuner para exibir os dados na tela do PC durante o jogo, para isso vamos à tela do programa:
No canto superior esquerdo temos "Show On-Screen Display", coloque essa opção como ON, altere para ON também a opção "On-Screen Display support".
Na opção "On-Screen Display zoom" você arrasta para os lados escolhendo o tamanho das letras na tela, use apenas um tamanho suficiente para ler, nada de letras gigantes para não interferir na jogabilidade.
Na miniatura de monitor, você pode clicar e arrastar o número mostrado para o canto da tela que mais lhe agrade, que não venha a atrapalhar durante o jogo. 
Habilitando a opção "On-Screen Display shadow" você habilita a cor de fundo (sombra) do texto exibido na tela, e onde diz "On-Screen Display palette" você seleciona a paleta de cores, onde a da esquerda é a cor do texto e a da direita é a cor da sombra (só aparece se a opção anterior estiver habilitada).
Por fim habilite o "Show own statistics" para mostrar sua taxa de FPS.
Abra agora o MSI Afterburner e vá para a tela de configurações, entre na aba "monitoramento" que é como a mostrada a seguir:
Habilite os itens que você deseja monitorar, eu normalmente utilizo a temperatura média do CPU e da GPU e a taxa de quadros, após habilitar cada um que deseja monitorar clique em "Exibir informação na tela" em cada item, (cuidado para não poluir a tela mostrando todos).
OBS: nessa tela deixe desabilitado a taxa de quadros, pois a opção "Show own statistics" do RivaTuner que configuramos anteriormente já mostra o FPS na tela.  
Após feitas as modificações, minimize a tela, vamos para a parte 2 agora.
PARTE 2 - O Overclock!
Primeiro entre nas configurações do MSI Afterburner e marque as opções como mostrado a seguir:
Assim liberamos para overclock o programa. Agora vamos ver a tela do MSI Afterburner (você pode mudar a "skin" mas os itens são os mesmos).
Essa é a parte principal da tela:
De cima para baixo, os itens que vamos utilizar temos:
- Core Voltage (mV): tensão do núcleo da GPU;
- Core Clock (MHz): frequência do clock do núcleo da GPU;
- Memory Clock(MHz): frequência do clock da memória RAM da placa de vídeo;
- Fan Speed (%): velocidade da FAN do dissipador da GPU;
E os 3 botões abaixo são, da esquerda para a direita: "Mudar Configurações", "Restaurar Padrões" e "Aplicar" 
Na interface do programa atente para onde diz "Profile" aqui você vai salvar as suas configurações para acionar elas com um único clique, primeiramente vamos montar um profile para "arrefecimento" da GPU, que será usado quando você sair de algum jogo onde a placa tenha aquecido demais, para isso mantenha todos os níveis como estão mudando apenas o "Fan Speed" para 100% e de um "aplicar".
Para salvar esse profile clique no ícone salvar (aquele disquete) e os números de 1 a 5 vão piscar, clique no primeiro para salvar no Profile 1.
Agora vamos fazer o perfil de overclock, para isso basta deslizar para a direita aos poucos os itens:
- Core Voltage (mV): com mais energia a GPU trabalha mais rápido.
- Core Clock (MHz) e Memory Clock(MHz): aumentando esses valores você consegue um desempenho maior no processamento;
Não esqueça de manter o cooler a 100%, evitando superaquecimento que pode vir a queimar sua placa de vídeo. 
Aqui entra a paciência aumente de 50 em 50 ou 100 em 100 os valores de um "aplicar" e abra um jogo para testar (o mais pesado de todos de preferência), caso o monitor comece a piscar, falha no driver de vídeo ou a placa esquentar demais, volte para as ultimas configurações que foram testadas sem ocorrer isso, esse será seu limite de overclock.
Agora basta aplicar as configurações definitivas e salvar o profile, clique no salvar, e escolha o profile 2, se quiser jogar algum jogo leve, use o profile 1, clicando no número 1 e depois no "Aplicar", e caso queira rodar um jogo mais pesado, escolha o profile com overclock, que nesse caso salvamos no 2 e aplicamos a alteração, basta jogar e aproveitar.
Caso queira voltar o cooler para a rotação original (bem como todos os valores) clique no "Restaurar Padrão". Pronto!
Aqui meus valores com um overclock leve, uso para jogar GTA V na minha GTS450.
E como mostrado no post sobre o jogo:
Chegamos ao fim do nosso post sobre overclock, ficou grande mas quis fazer o mais detalhado possível, pois a maior parte dos "vídeo tutoriais" que tem na internet só ensina a monitorar os valores, e não ao processo de overclock em si.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até mais.

0 comentários: