Programando Módulos ESP8266 12F no Arduino

Olá pessoal, pouco tempo atrás mostrei os módulos ESP8266 12F que comprei no Aliexpress, hoje venho mostrar e relatar um pouco do processo de programação deles.
Os módulos comprados são esses:
O problema já começa quando as peças chegam, são muito pequenas mesmo, ou seja, soldar fios para fazer as conexões não foi nada fácil. Aqui começando a cortar a placa perfurada que usei como base:
Após um bom tempo montando a base para encaixar em uma protoboard, começa a dor de cabeça maior, a programação dele. Encontrei muita informação na internet, mas muita coisa diferente, alguns sites diziam para ligar os pinos de um jeito, outros diziam para montar totalmente diferente, por isso esse meu relato é a forma como funcionou no meu caso com base nas fontes encontradas.
Primeira decepção, esses módulos aceitam apenas os comandos AT, e como quero utilizar na interface do Arduino precisava mudar o Firmware deles, foi após muita pesquisa e tentativas que consegui utilizar o mesmo firmware dos módulos NodeMCU (os quais já tinha instalado na minha IDE do Arduino).
Para isso usei o seguinte esquema:
Aqui uma foto do momento da gravação:
Segui esse tutorial de como fazer a gravação do novo firmware, escolhi um Firmware personalizado onde coloquei suporte aos seguintes itens: adc, bit, dht, file, gpio, http, i2c, net, node, ow, pwm, sntp, spi, tmr, uart e wifi, para quem deseja utilizar o mesmo firmware que criei segue o link para download da versão float (com ponto flutuante).
A gravação do Firmware só funcionou no Windows, utilizei o NodeMCU flasher, no Linux não ia de jeito nenhum (não fiquei tentando mais tempo para achar o problema), no Linux fiz a programação dele usando a interface do Arduino, mas para isso, encontrei mais alguns contratempos (como se eu já não tivesse tido o suficiente por 1 dia kkkk).
A única forma de ligação que funcionou no meu caso foi essa:
 
Esse esquema encontrei nesse site, e como disse, foi o único esquema que fez o upload e rodou os códigos, não descobri ainda o motivo, mas várias vezes o upload não funcionava e eu tinha que retirar o cabo USB do computador, aguardar alguns segundos e colocar novamente, parecia que mesmo colocando o jumper para o modo de gravação ele não entrava no tal modo.
Agora os próximos passos são: montar uma placa que suporte gravação, programação e testes no módulo, além disso, quero usar um módulo desses em uma pequena geladeira peltier que estou montando, mas isso fica para um próximo post.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.

Fontes (que deram certo): 

0 comentários: