Fonte de alta tensão barata e simples

Isso mesmo que o título diz, hoje vamos montar uma pequena caixa que pode manter descargas de alta tensão com itens que você pode ter em casa ou encontra e sucata de eletrônicos, o "cérebro" por trás do projeto é o circuito utilizado para elevar a tensão para lâmpadas fluorescentes de scanners e multifuncionais:
Vamos fazer alguns ajustes para garantir o funcionamento por mais tempo, pois esse circuito esquenta e não é utilizado por muito tempo ligado no equipamento.
Primeiro vamos verificar a tensão máxima que o capacitor de entrada pode aguentar, e se necessário vamos efetuar a troca dele, pois vamos alimentar com tensões de 12V a 18V, então o capacitor deve aguentar pelo menos 25V.
Vou montar dentro de uma pequena caixa plástica o sistema, como falado, vai ter um pouco de aquecimento, para isso vou fazer a instalação de um pequeno cooler 12V.
Marquei a posição das entrada do ar, hora de cortar fora:
Orifício pronto para a fixação do cooler, esse passo é essencial para evitar danos ao circuito, não aparece na foto, mas também fiz dois orifícios de saída de ar, um abaixo da placa e outro ao lado, criando uma excelente circulação de ar.
Depois disso fiz a fixação de um pequeno interruptor alavanca e os orifícios para colocar 2 leds.
Não há mistérios nas ligações, tudo que fiz foi:
- ligar um led antes do interruptor e outro depois, para avisar que o circuito tem energia e está com a saída ativada.
- o cooler fica ligado antes do interruptor, assim posso desligar a energia da placa que eleva a tensão ajudando resfriar o equipamento.
- os fios da saída da placa (saída de alta tensão) foram trocados por fios mais rígidos.
Agora uma foto da fonte gerando alta tensão:
Alimentando o circuito com quase 18V, e como você pode ver, a tensão de saída cria um arco voltaico nos fios. O cooler mantém o sistema frio, o led azul indica que energia está entrando (e mantém o cooler continuamente ligado) e o vermelho indica que a placa está ativa e gerando alta tensão (tocar nos fios de saída nesse momento significa tomar um belo choque e ter a pele torrada instantaneamente).
Uma visão mais de perto da descarga de alta tensão:
Queimando um pedaço de madeira: 
Contemplem as figuras de Lichtenberg

Aqui um pequeno vídeo mostrando a descarga elétrica criando as figuras:

Iniciando a combustão de um palito de fósforo com o circuito:
Como vocês puderam ver um pequeno circuito muito simples de ser feito e que possui uma vasta variedades de aplicações (ou não kkk).
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.

0 comentários: