ubuntu não atualiza no IPv6


Olá pessoal, depois de quase 1 mês desde a nossa última postagem, hoje vamos ver como resolver um problema de atualização do Linux quando roda em IPv6.
O IPv6:
Resumidamente, a base para os computadores se comunicarem em uma rede e na internet, é o endereço IP, que na sua versão 4 (IPv4) era algo como "192.168.1.1", o problema é que este endereço só possui 32 bits de endereçamento, divididos em 4 octetos e permite criação de "apenas" 4.294.967.296  endereços diferentes, pode parecer muito, mas estavam acabando, é ai que entra em cena o IPv6 com seus 128bits de endereçamento com isso a quantidade de endereços disponíveis pode chegar a 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 (não, eu nem sei pronunciar esse número kkkk).
Hoje no Brasil:
Segundo o site ipv6.br, o país cresceu e hoje chega utilizar 20% de adoção de endereço IPv6 (dados de Julho de 2017), essa porcentagem alcançada pelo Brasil o coloca na primeira posição em porcentagem de rede operante em IPv6 da América Latina.
O problema:
De uns dias para cá percebi que mandava o Ubuntu do meu notebook atualizar via linha de comando e nada de avançar, ficava trancado no terminal algo como:
0% [Connecting to security.ubuntu.com (2001:67c:1360:8001::21)]
E não ia adiante de forma alguma, estranhei bastante, pois no meu netbook (instalado a partir da linha de comando, pacote mínimo) e no meu Raspberry Pi (instalado também por linha de comando, como mostrei aqui) funciona normalmente a atualização.
Foi aí que fui para a internet procurar e o problema estava em resolver o IPv6 para conectar, ele de alguma forma não conseguia.
A Solução:
Navegando no site askubuntu.com eu encontrei outros usuários com o mesmo problema, e então fiz o que um usuário sugeriu, forçar o uso do IPv4 no update, abri o terminal e digitei (como root):

sudo apt update -o Acquire::ForceIPv4=true

Com isso percebi que o comando foi executado normalmente, aproveitei e executei com a mesma adição dos parâmetros em negrito o comando upgrade, ele atualizou completamente. Reiniciei o notebook e mais uma tentativa e nada, muitas vezes nem na internet navegava normalmente, então o que tive que fazer foi forçar o notebook a trabalhar apenas com IPv4, fiz isso da seguinte forma:
1) Criei um arquivo no diretório /etc/apt/apt.conf.d/ chamado de 99force-ipv4 (sem extensão mesmo!)
2) No conteúdo dele coloque: Acquire::ForceIPv4 "true";
Salve o arquivo e reinicie o computador, pronto! problema resolvido.

Vou deixar assim por um tempo e volto a testar o IPv6 para ver se o problema foi corrigido com alguma atualização.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.
Fontes:
- askubuntu.com - opção 1
- askubuntu.com - opção 2
- aqui tem mais duas opções de como desabilitar o IPv6 no Linux;

0 comentários: