Transformando uma extensão em um filtro de linha

Todos sabem que temos muitos tipos de interferências e problemas na rede elétrica e estes podem acabar danificando os aparelhos a ela conectados, para diminuir os efeitos da corrente e filtrar as interferências temos como um dos aparelhos o filtro de linha, esse dispositivo é assim denominado quando tem dentro de si um varistor, esse componente é um tipo específico de resistor que só atua num circuito quando uma tensão de disparo é atingida, quando ela não ocorre ele permanece inativo.
O problema é que onde moro é muito difícil encontrar um filtro de linha verdadeiro para comprar, a maior parte são as tradicionais "réguas" que o pessoal chama por aqui, ou seja, apenas uma extensão com algumas tomadas na ponta.
Ultimamente a rede elétrica vem sofrendo grandes oscilações aqui na rua onde moro e para evitar de ter que gastar comprando fonte ATX, HD ou outros hardwares danificados por falhas na rede elétrica resolvi transformar uma simples extensão em um ótimo filtro de linha. 
OBS: Antes de continuar, SIM eu intencionalmente fiz no padrão antigo de tomadas pelo fato que os equipamentos em questão não possuem cabos no padrão novo, os próximos filtros de linha serão no padrão novo!
1º) Peguei uma extensão pequena velha que achei numas sucatas por aqui:
Primeiro defini o que eu queria (e conseguiria) por dentro do filtro de linha, que no meu caso foi:
- 4 varistores para dissipar surtos da rede elétrica;
- fusível de 4A para proteção dos equipamentos;
- fusível térmico 85°C para desarmar as saídas e proteger varistores e o restante do conjunto;
- capacitor cerâmico para filtrar as interferências nas frequências altas;
- led indicador de energia;
- led indicador de tomadas energizadas.
Com esses pontos, faltou apenas um núcleo toroidal para fazer um indutor e filtrar melhor as interferências (tenho vários aqui, apenas não fiz por falta de espaço, no próximo filtro de linha caseiro eu coloco). 

2º) Hora de começar a marcar e perfurar o plástico:
Orifício do interruptor de liga/desliga e orifícios dos LEDs já feitos.

3º) Todos os furos feitos, hora de lixar e testar os encaixes:

4º) Resolvi pintar de um amarelo "cor de Minion" pra chamar bem a atenção e destacar ele na bancada:

5º) Depois de secar completamente a tinta era hora de arrumar os componentes para soldar dentro da carcaça:
Começando pelos mais importantes, 3 dos varistores e o fusível térmico, o que fiz foi colocar este no meio de dois varistores, em caso de um surto prolongado os varistores vão esquentar (como fazem sempre) mas vão transferir o calor para o fusível térmico que vai romper e cortar a corrente do filtro de linha. Aliás, nunca vi um filtro de linha tão bom assim que possua um dispositivo dessa forma.

6º) Vai um sanduíche de varistor e fusível térmico aí? kkkkk Já posicionado, depois apenas apliquei pasta térmica no conjunto de modo a melhorar a transferência de calor.

7º) Algumas horas após o inicio da montagem do circuito, segue foto dele finalizado:
O capacitor a esquerda filtra interferências, os dois superiores faço uso de uma propriedade chamada "reatância capacitiva" onde utilizo eles para reduzir a tensão e ligar os LEDs indicadores na rede de 220V.

Aqui uma foto dele terminado e montado:
Fiz alguns testes e está funcionando perfeitamente! Agora posso ficar mais tranquilo com relação as oscilações da rede elétrica.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima!

0 comentários: