Instalando MPLAB-X IDE no Linux

Olá pessoal, na postagem de hoje vamos ver como instalar o MPLAB-X IDE (ambiente de desenvolvimento da Microchip para a programação dos microcontroladores PIC) no ambiente Linux, que aliás de PIC e Linux não tem muita bibliografia disponível e o que tem, a maior parte é de no mínimo 5 anos atrás, então vamos aos passos para a instalação no ambiente Linux.
A primeira postagem sobre PIC que fiz foi essa, falando sobre esses microcontroladores e algumas diferenças na sua arquitetura para outros microcontroladores do mercado, depois citei na bibliografia sugerida o livro sobre PIC que comprei, e hoje vamos ver o processo de instalação do ambiente de desenvolvimento (IDE) bem como a instalação do compilador.
Antes de iniciarmos, temos que nos certificar que o Java está instalado no computador, mas o Java da Oracle, o OpenJDK não testei ainda, mas como uso o Arduino e o Fritzing também e ambos deram problema no OpenJDK, decidi manter apenas a versão da Oracle, para isso digite os seguintes comandos no terminal (CTRL + ALT + T):

sudo apt-get remove --purge openjdk-*
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-java8-installer


O primeiro comando remove tudo que for referente ao openJDK do seu computador, o segundo comando acrescenta o repositório responsável pelo JAVA, o terceiro comando atualiza a lista dos pacotes (repositórios) e o último comando faz o download e instalação do Java.
Agora que estamos com o java pronto, o primeiro passo é acessar o site da Microchip e baixar o arquivo que contém o instalador, através desse site: www.microchip.com/mplab/mplab-x-ide. O arquivo será baixado na extensão .tar o qual necessitamos fazer a extração.
Vou partir do principio que sua versão do Linux é como a minha, sem nada, que é a pior situação possível (eu fiz uma instalação limpa através do Ubuntu minimal que ainda irei mostrar aqui como fazer), então nesse caso temos que instalar umas dependências a mais, que normalmente já estão no computador quando o sistema completo é instalado.
Vamos extrair o conteúdo do arquivo .tar para isso abra o terminal e acesse a pasta que está o arquivo baixado e digite:

tar -xvf MPLABX-v4.00-linux-installer.tar

Como na imagem a seguir:
E aguarde a extração completa do arquivo, normalmente essa etapa leva poucos segundos e teremos o arquivo instalador disponível para ser executado, antes disso vamos instalar nossas dependências citadas anteriormente, para isso digite no terminal:

sudo apt install libc6:i386 libx11-6:i386 libxext6:i386 libstdc++6:i386 libexpat1:i386

E aguarde a instalação dessas bibliotecas, após essa tarefa ser concluída, vamos executar o instalador previamente extraído, para isso basta executar no terminal o arquivo .sh com permissão de Super Usuário, dessa forma:

sudo ./MPLABX-v4.00-linux-installer.sh

Agora aguarde que após alguns instantes vai abrir a interface gráfica para você prosseguir a instalação normalmente, nessa parte, não há mistério, basta ir avançando, só cuide para ter certeza que o programa será instalado no diretório /opt como mostra a imagem a seguir:
Caso não saiba, o diretório /opt é utilizado para instalar programas de terceiros (que não estão incluídos na distribuição) e que você não quer instalar as dependências dele junto com o sistema, assim, fica tudo reunido em um único local.
Após finalizar essas etapas de instalação da IDE, reinicie seu computador para seguir com a próxima etapa da instalação, o compilador, que no meu caso optei pela versão gratuita do XC8, para isso basta acessar o site www.microchip.com/mplab/compilers e fazer o download do instalador.
Aqui não tem mistérios também, basta dar a permissão de rodar o arquivo como executável e executar normalmente seguindo os passos.
Pronto! Você agora tem a IDE de desenvolvimento instalada e o compilador também, tudo pronto para iniciar os projetos em PIC.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a pŕoxima.