Fazendo chapa de PVC para projetos

Olá pessoal, hoje vou mostrar para vocês uma dica que uso há algum tempo em meus projetos. Quando é necessário montar algum chassi ou caixa, eu normalmente utilizava aquelas chapas de MDF/MDP/Compensado (nunca lembro a diferença entre eles kkk) que ficam atrás dos roupeiros e armários, mas quando não se tem a disposição, o que fazer?
Chapas de PVC é a escolha mais barata, eu faço com dois tipos de canos de PVC, o de 100mm (branco) e o de 25mm (marrom).
A primeira coisa que faço são marcas no cano, para definir o tamanho que irei cortar, isso varia de um projeto para outro, normalmente tenho alguns pedaços prontos de 10 a 15cm de largura (o comprimento varia conforme o diâmetro do cano).
Após cortar o pedaço de cano e abrir um corte lateral dele, uso meu soprador térmico para aquecê-lo para ajudar abrir:
Depois de aberto o pedaço eu coloco um pequeno peso sobre ele para mudar sua forma (já que ele esfria um pouco e já fica no formato que está), isso facilita muito a próxima etapa:
Faço um "sanduíche" colocando duas folhas de papel em baixo e duas em cima ficando o cano no meio, assim posso esquentar o conjunto com um ferro de passar roupa:
Apenas deixo o ferro esquentar por cerca de 1 minuto e depois desligo e continuo passando ele quente sobre o conjunto, o papel ajuda a espalhar o calor e evita o contato do plástico com o metal, impedindo de derreter muito o rápido e danificar o ferro.
Após aquecer bastante o pedaço de cano com o ferro de passar, coloco o "sanduíche" aquecido entre minha prancheta (com um peso em cima) e um pedaço de acrílico grosso em baixo, e deixo ele esmagado esfriando nessa posição por pelo menos 15 minutos, ao final desse tempo, o PVC está completamente plano, em formato de chapa, pronto para ser utilizado nos projetos.
Aqui uma foto de alguns pedaços de PVC que estão prontos e sendo utilizados aos poucos conforme necessidade:
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.