Reutilizando baterias de notebook

Olá pessoal, na postagem de hoje vou mostrar o método correto de reutilizar baterias de notebook que venho fazendo há um tempo e tem dado certo, primeiramente vamos abrir a bateria de um notebook para reutilizar as pilhas (células) de Íon de Lítio (ou Polímero de Lítio) que tem dentro dela, a seguir a bateria que abri juntamente com as 6 pilhas internas:
A única forma correta de carregar essas pilhas de íon de lítio é com um carregador balanceador que carrega uniformemente evitando o risco de explosão e preservando a vida útil dessas células. 
Para essa tarefa não tem jeito, compre um carregador pronto (a partir de R$30,00 no Mercado Livre) como o da imagem a seguir:
O problema aqui é que temos um carregador com uma saída de 3 pinos e uma saída de 4 pinos, mas nós temos algumas pilhas que possuem apenas 2 polos (positivo e negativo) como carregar então? Simples, nós vamos fazer uma pequena caixa para carregar 2 pilhas ao mesmo tempo, seguindo o esquema a seguir:
Olhando de frente para o conector de 3 pinos do carregador de baterias nós conectamos o pino mais a direita (negativo) no negativo da primeira pilha, e o pino mais a esquerda no positivo da segunda pilha, interligamos ambas em série e esta interligação levamos ao pino central do carregador.
Simples assim, basta alimentar o carregador com 12V e aguardar a carga estar completa, que varia conforme a carga em cada pilha e a vida útil delas.
Para ficar melhor a conexão e fiz uma pequena caixa com chapas de PVC para segurar as pilhas, primeiramente coloquei um pedaço que é o responsável por separar as pilhas no carregador ajudando elas a manterem a posição:
Cortei as laterais para colar em um ângulo de 90º a fim de fazer as laterais da caixa:
Laterais coladas com as pilhas dentro para testar o encaixe:
Agora com as laterais menores já instaladas:
Após todos os lados estarem bem firmes foi o momento de partir para a soldagem, eu tinha uns terminais de pilhas guardados que removi de algum aparelho que não me recordo agora, fiz as conexões como no esquema anterior e utilizei um fio de cooler de PC com 3 pinos (por isso o esquema anterior está com os fios coloridos), no carregador eu soldei outro pedaço de fio com o encaixe para esse pino (o soquete que vai em uma placa-mãe para conectar o plug).
Conexões feitas, alimentando com 12V o carregador, o LED verde da esquerda apaga quando a a carga está completa, que no meu caso levou entre 2 a 4 horas dependendo das pilhas que coloquei.
Então pessoal, essa foi uma dica muito valiosa para conseguir pilhas recarregáveis com uma grande quantidade de energia armazenada para dar um "UP" nos projetos. O investimento para a compra do carregador vale a pena, pois diminui os riscos no processo de carga dessas pilhas. Como eu já tinha o carregador, meu custo total foi 0 ("Zero") e o resultado foi excelente.
Nas duas últimas fotos pode-se perceber que identifiquei o positivo e negativo de cada pilha (se bem que eles tem tamanhos diferentes e como qualquer pilha o negativo é maior) e também numerei cada uma delas, assim posso saber qual estou utilizando e qual deve ser carregada.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.

0 comentários: